Com futuro ameaçado pela burocracia e o risco de privatização, cinema pede socorro Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF

Alepa aprova projetos de apoio a vítimas de violência e sinalização sobre hospitais

Projetos foram debatidos e votados durante Sessão Ordinária no plenário Newton Miranda

  • 239 Visualizações
  • 23/05/2025, 21:00
Alepa aprova projetos de apoio a vítimas de violência e sinalização sobre hospitais

Belém, PA - Os deputados da Alepa, liderados pelo presidente da Casa, deputado Chicão (MDB), aprovaram na sessão desta terça-feira (20), por unanimidade, quatro projetos de lei de iniciativa parlamentar. As propostas seguem agora para sanção do governador Helder Barbalho.


Entre os projetos, estão o que isenta mulheres vítimas de violência doméstica e familiar do pagamento de taxa em concursos públicos e processos seletivos; o que determina a fixação de cartazes nas farmácias e drogarias do Estado com indicação dos hospitais, emergências e postos de saúde mais próximos; o que cria o Selo "Pet Friendly” - Amigo dos Animais Domésticos, para estabelecimentos que permitem o acesso de cães e gatos; e o que declara a Festividade de São Pedro, no município de Soure, como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará.


Isenção


O projeto de autoria do deputado Fábio Freitas (Republicanos), isenta do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos para contratação de pessoal por tempo determinado, no âmbito da administração direta e indireta do Estado do Pará.


“Para ter direito a esta isenção prevista na iniciativa, deverá a candidata comprovar essa situação mediante a apresentação de certidão de ação penal e comprovante de instauração de inquérito policial”, explicou o parlamentar. Os documentos devem demonstrar o enquadramento do agressor nos termos da Lei Federal n° 11.340, de 07 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha.


Combater à automedicação


A proposta do deputado Adriano Coelho (PDT) tem como objetivo principal disponibilizar, em farmácias e drogarias, cartazes com a localização de hospitais, emergências e postos de saúde mais próximos do estabelecimento. “A informação adequada e clara, por meio de cartazes, contribui ainda para combater o aumento da automedicação”, afirmou.


Isso porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1998), a automedicação é a seleção e o uso de medicamentos por pessoas para tratar doenças autodiagnosticadas ou sintomas, sendo um dos elementos do autocuidado.


Selo “Pet Friendly”


A proposição do deputado Gustavo Seffer (PSD) cria o selo “Pet Friendly” e estabelece critérios e proibições aos estabelecimentos que desejam permitir a entrada e permanência de cães e gatos acompanhados de seus tutores.


O objetivo, segundo o parlamentar, é garantir infraestrutura adequada para oferecer uma experiência segura e agradável. “Com uma estrutura agradável e segura, de forma que não prejudique os consumidores - tanto os que possuem animais domésticos quanto os que não possuem”, considerou. 


Patrimônio imaterial


São Pedro é o padroeiro dos pescadores no município de Soure, no arquipélago do Marajó. Pelo projeto do deputado Iran Lima (MDB), líder do governo, a festividade foi reconhecida como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado.


“As embarcações enfeitadas levam as homenagens nas águas que banham o município e, nas procissões, os pescadores e romeiros carregam o mastro de São Pedro”, destacou o deputado. Missas e orações são realizadas nas igrejas e na colônia dos pescadores da cidade.


Foto: AID/Alepa

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.