Objetivo é promover a conscientização, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da depressão durante a gravidez e o pós-parto
Belém, PA - A Assembleia Legislativa do Pará, Alepa, aprovou o Projeto de Lei n° 292/2023, de autoria do deputado Dr. Wanderlan (MDB), que institui no Estado do Pará, o Programa de Prevenção e Tratamento da Depressão Perinatal, com o objetivo de promover a conscientização, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da depressão durante a gravidez e o pós-parto.
De acordo com o autor do projeto, ''nos últimos anos, temos acompanhado que o quadro de depressão perinatal tem afetado cada vez mais as mulheres durante a gravidez e no pós-parto, podendo comprometer o seu bem-estar emocional, o vínculo com o bebê e a qualidade de vida como um todo. Daí a importância de identificar precocemente essa condição e oferecer um tratamento e acompanhamento adequado às mulheres. Dentre as medidas propostas, a capacitação dos profissionais de saúde para que estes sejam capazes de identificar os sintomas, aliado a isso, a implementação de protocolos de rastreamento durante as consultas pré-natais e pós-parto, permitindo identificar precocemente aquelas que estão em risco, permitindo uma intervenção rápida e eficaz'', explicou o parlamentar.
Os parlamentares aprovaram também o Projeto de Lei n° 572/2024, de autoria do deputado Lu Ogawa (PP), que altera a Lei Estadual n° 8.417, de 07 de novembro de 2016 que institui o Estatuto Paraense da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte no Pará.
Patrimônio Cultural
De autoria do deputado Aveilton Souza (PSD), foi aprovado ainda o PL nº 7/2025, que declara como patrimônio cultural e imaterial do Pará o Festival do Carimbó de Irituia. Segundo o parlamentar, ''o Festival de Carimbó de Irituia é amplamente conhecido como o maior festival de carimbó do Brasil e conta, anualmente, com a presença de público gigantesco proporcionando uma experiência de imersão na cultura e na música paraense de maneira única. Dessa forma, por representar a cultura paraense, e sendo de grande relevância social, ficamos muito contentes com o apoio e aprovação da presente propositura na Casa de Leis do nosso Estado'', justificou o parlamentar.
Os deputados também aprovaram o Projeto de Lei nº 614/2024, do deputado Josué Paiva (Republicanos), que declara e reconhece o Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA) como patrimônio cultural de natureza imaterial do Pará. Segundo o deputado, ''Trata-se de um evento cultural de nível nacional e internacional. Falar do FIDA é falar de um mega festival com mais de 30 anos de vida que impulsiona a cada edição a nossa economia e a cultura local. Através desse festival apresentamos ao mundo a nossa dança e as riquezas culturais de Belém para o mundo'', explicou o parlamentar.
Foto: Balthazar Costa/AID Alepa
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.