As embarcações que participarão da festa devem ser inscritas na Capitania dos Portos
A Marinha do Brasil reunirá a imprensa paraense, na próxima sexta-feira (15), para anunciar detalhes da Portaria que promulga as regras de segurança para as embarcações que participarão do Círio Fluvial 2023. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) lançará concurso de ornamentação de embarcações, além de bandeira e adesivo que serão fornecidos para as embarcações devidamente inscritas e inspecionadas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Uma comissão da SETUR embarcará em um Navio da Marinha para julgar a ornamentação dos meios participantes. A expectativa é que 300 embarcações realizem a inscrição para participação no Círio Fluvial 2023.
Segurança
A CPAOR coordenará o tráfego aquaviário durante o translado fluvial da Imagem. Essa medida visa a garantir a segurança da navegação, evitando que condutores realizem manobras de risco e causem acidentes, na tentativa de se aproximar do Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, que conduzirá a Imagem pelo 23º ano. Este ano, a Marinha empregará mais de 250 militares na organização e condução da Romaria Fluvial do Círio.
Somente as embarcações que efetuarem inscrição na CPAOR e estiverem com a bandeira e/ou adesivo fornecidos pela SETUR poderão permanecer e/ou navegar na área em que será realizado o Círio Fluvial (trecho da Baía do Guajará entre o Distrito de Icoaraci e o Porto de Belém – Escadinha da Estação das Docas).
A Marinha orienta que os participantes do Círio Fluvial sigam à risca as regras de segurança de tráfego aquaviário: não superlotar as embarcações, principalmente, “rabetas” e “canoas”; usar colete salva-vidas é obrigatório; crianças menores de 12 anos não devem ser transportadas em balsas e motos aquáticas, etc. Além disso, é importante ressaltar que, por questões de segurança, os navios não poderão adentrar o isolamento feito pela Capitania.
Inscrições de embarcações: as inscrições das embarcações para o Círio Fluvial 2023 poderão ser realizadas, gratuitamente, de 18 de setembro a 4 de outubro na sede da CPAOR (Rua Gaspar Viana, 575, Reduto), de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 15h30. Mais informações pelo telefone (91) 3218-3950.
Fonte/Foto:: Ascom Comando do 4º Distrito Naval
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.