Declaração foi dada durante o 15º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado no auditório do Museu da República, em Brasília
Brasília, DF - O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) participou, na noite desta quarta-feira (28), da abertura do 15º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado no auditório do Museu da República, em Brasília. O evento reuniu lideranças de todo o país e contou com auditório lotado, reafirmando a relevância do debate sobre o papel estratégico da Engenharia, da Agronomia e das Geociências no desenvolvimento nacional.
Com o tema voltado ao fortalecimento de lideranças comprometidas com a valorização profissional e com a transformação social, o encontro propõe uma ampla reflexão sobre os desafios das cidades brasileiras e a necessidade de maior aproximação do sistema profissional com as demandas reais da população.
A presidente do CREA-PA, engenheira civil Adriana Falconeri, destacou a importância do encontro como espaço de diálogo qualificado e construção coletiva. Segundo ela, o sistema profissional precisa estar cada vez mais próximo das problemáticas enfrentadas pela sociedade.
“A engenharia está em toda parte: na saúde, na educação, na infraestrutura, na mobilidade urbana. A engenharia e as geociências têm muito a contribuir. Precisamos de representantes nos órgãos de decisão, melhorar nossas relações com os governos, buscar parcerias, investimentos e projetos que elevem a qualidade de vida das pessoas. Nossa engenharia é feita de pessoas para pessoas. Somos profissionais, mas também usuários da mobilidade e da infraestrutura”, afirmou.
Adriana Falconeri ressaltou ainda que, ao longo dos dias do encontro, serão discutidos temas que impactam diretamente o futuro das profissões. O evento reúne representantes de municípios paraenses, conselheiros regionais e coordenadores das câmaras especializadas de Engenharia Civil, Agronomia, Elétrica, Florestal, Mecânica, Metalúrgica e Química, além de Geologia e Engenharia de Minas. “É de união que precisamos, de todas as classes e de todos os Creas, para que possamos fortalecer o sistema e ampliar nosso impacto social”, pontuou.
Durante a solenidade, o presidente do Confea, engenheiro Vinicius, reforçou a relação direta entre a qualidade dos serviços públicos e a presença da engenharia. “Em uma cidade que não entrega bons serviços, ao aprofundarmos os indicadores, fatalmente encontramos a falta de engenharia relacionada à ausência desses serviços. Somos o maior sistema profissional do país, robusto, mas que precisa estar mais perto dos problemas reais da população”, afirmou.
Ele também chamou atenção para as desigualdades estruturais que afetam a expectativa de vida da população. “Temos pessoas que morrem ou vivem até 20 anos a menos por falta de infraestrutura. Isso precisa nos incomodar e nos mobilizar para deixar um legado de país melhor do que encontramos”, destacou, conclamando as lideranças a levarem essa preocupação para cada estado brasileiro.
O dispositivo de honra contou ainda com a presença da vice-presidente do Confea, engenheira civil Ana Adalgisa; do coordenador do Colégio de Presidentes, engenheiro civil Lamartine Moreira; do diretor-presidente da Mútua, engenheiro civil Joel Krüger; do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), engenheiro mecânico Waldimir Teles Filho; da coordenadora nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas, geóloga Sheila Klenner; e do engenheiro Abrão Antônio Hizim, representando a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
O 15º Encontro de Líderes segue até sexta-feira, consolidando-se como um dos principais fóruns nacionais para o debate sobre políticas profissionais, desenvolvimento urbano e o papel estratégico da engenharia na construção de um país mais justo, sustentável e eficiente.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.