Justiça Federal exige ‘nome aos bois’ e abre "caixa de pandora" na pecuária do Pará Quando "12 por 8" não é mais normal e o corpo vira alvo de novas angústias Círio expõe gargalos de mobilidade e antecipa o desafio logístico da COP30
Tricampeã

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

Enredo da escola homenageou a cobra sagrada dos africanos de Benin e mostrou a força da mulher negra

  • 942 Visualizações
  • 14/02/2024, 17:48
Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

A Unidos da Viradouro venceu, nesta quarta-feira (14), o grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Esse é o terceiro título da agremiação de Niterói, que também foi campeã em 2020 e 1997. A escola também foi a vice-campeã de 2023.

A agremiação foi a última escola a desfilar na Sapucaí na segunda noite de desfiles, na segunda-feira (12). A escola levou para a avenida o enredo Arroboboi, Dangbé, que homenageia a cobra sagrada dos africanos de Benin. O desfile mostrou a força da mulher negra ao representar um exército de mulheres, para desmistificar a batalha que transformou uma cobra em deusa na África.

 Vale citar que nesta quarta-feira (14), a direção das escolas Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor enviaram à Liga das Escolas de Samba (Liesa) um documento pedindo punição à Viradouro por uma possível irregularidade na sua comissão de frente, durante o desfile.

No início da apuração, foi informado pelo presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, que a Liga aceitou os recursos, analisará os pedidos, e divulgará o resultado até esta quinta (15).

As escolas alegam que a rival tinha mais integrantes que o permitido na ala e o regulamento prevê perda de até 0,5 na pontuação da agremiação. Entretanto, mesmo que a escola levasse a penalidade, não faria diferença, já que ela venceu com uma diferença de 0,7, em relação ao segundo lugar.

Mais matérias Brasil

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.