Verão 2023 terá reforço na Segurança Pública, fiscalizações e muita diversão

Efetivo policial será maior em locais onde a concentração de pessoas normalmente cresce e rigor para conter a perigosa associação 'álcool x trânsito' será intensificado em vias estratégicas do Pará.

01/07/2023 13:26
Verão 2023 terá reforço na Segurança Pública, fiscalizações e muita diversão

O reforço na Segurança Pública e a intensificação de fiscalizações com blitzen em diferentes pontos das estradas paraenses são as principais ações apresentadas pela Operação Verão 2023, anunciada pelo Governo do Estado e que irá trabalhar em parceria com os órgãos de segurança e de trânsito de diferentes municípios paraenses, principalmente, Belém e Salinópolis.


De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mais de 5,6 mil agentes de segurança pública irão reforçar o efetivo em 92 localidades do Estado.


Centros Integrados de Comando e Controle serão montados nas praias do Atalaia, em Salinópolis; Farol, em Mosqueiro; e na Vila do Bonifácio, em Ajuruteua, no município de Bragança. Durante os finais de semana, a operação "Tolerância Zero", de combate à associação entre álcool e direção, será intensificada. As fiscalizações acontecerão nas estradas, nos bares, casas noturnas, praias e vias dos municípios onde o veraneio recebe mais visitantes.


Salinópolis


Detran e mais nove órgãos de Segurança, Cidadania e Meio Ambiente estão envolvidos na Operação Verão em Salinópolis. A intensa presença de veranistas nas praias do município e o respeito às regras ambientais, como a preservação da vida marinha, a movimentação das tartarugas e o uso indevido de redes em pontos da praia do Atalaia, são alguns dos desafios a serem combatidos por esses órgãos.


A exemplo dos anos anteriores, a PA-444, que liga a sede de Salinópolis à praia do Atalaia, receberá atenção especial. A via é lembrada, entre outras coisas, pelos números de infrações e acidentes, a maioria com vítimas. De acordo com o Detran, entre 1 e 17 de julho de 2022, foram 829 infrações registradas no local. Desse total, 239 foram casos de alcoolemia e um deles resultou numa vítima fatal na PA-444.


Do ponto de vista ambiental, o gerente de vendas Alberto Pessoa, 49, chama a atenção para um problema tanto antigo quanto ignorado: o descarte irregular de lixo no Atalaia. “O problema do lixo é real, principalmente a utilização de garrafas de vidro. Deveria ter uma lei que proibisse o consumo de embalagens de vidro nas praias, assim como existe em outras praias do Brasil”, reclama. Alberto menciona ainda a poluição sonora e a falta de segurança são outros problemas a serem combatidos. Ele sugere o fechamento da praia das 19h às 7h. “Evitaria roubos, acidentes de trânsito, lixo gerado durante a noite e o comércio de drogas”, sugere.


Alberto Pessoa: o problema do lixo é real.

Em 2022, um Projeto de Lei (PL) de autoria da ex-deputada estadual Paula Gomes (PSD) propôs a proibição da comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas em garrafas de vidro nas praias paraenses. A matéria sequer chegou a tramitar nas comissões da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e, como tantas outras questões que envolvem interesses de comerciantes, políticos e a aversão do eleitor, segue esquecida nos anais da Casa de Leis.


Transporte público e bafômetro


A fiscalização na PA 444 para evitar acidentes muito por conta dos casos de alcoolemia, segundo os moradores, poderia ser equilibrada com a melhoria do transporte público oferecido no município. “A fiscalização é importante, mas acho que deveria haver uma forma de equilibrar o trabalho dos agentes com a necessidade do pessoal, sobretudo que trabalham na praia, de chegar em casa. Minha esposa, dentro do ônibus, já teve pressão alta devido a demora de mais de três horas da ação de bafômetro”, relata Ronaldo Nóbrega, morador do balneário.


Nascida na praia do Atalaia, a moradora Claudia Curimã também concorda com uma reflexão sobre o tempo de deslocamento dos ônibus, mas diz que a prioridade é a ação dos agentes de trânsito. “Essa questão do transporte público não é adequada, porque os ônibus sempre vêm muito lotados e realmente, quando tem o bafômetro, eles têm que esperar, contudo não tenho nada contra, acho positivo, porque a minha nora morreu atropelada”, revela Claudia, que coloca em cheque, ainda, a capacidade da cidade para receber tanta gente no verão.


Região Metropolitana de Belém


A Região Metropolitana de Belém (RMB) também segue terá reforço na Segurança Pública durante o veraneio. Rondas contínuas serão realizadas e o efetivo nas unidades policiais para o registro de ocorrências e atendimento à população será aumentado. A Prefeitura Municipal de Belém também anunciou uma série de atividades nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba, em cooperação com as respectivas Agências Distritais.


Já neste domingo, 2, a partir das 6h, ocorrerá a "Corrida do Sol 2023", na ilha de Mosqueiro. Tanto a largada quanto a chegada serão na praia do Chapéu Virado. No dia 6, em comemoração ao aniversário de Mosqueiro, as crianças poderão aproveitar atividades especiais do projeto Brinca Belém, programado para acontecer na Baia do Sol. Aulas de ginástica, dança, hidroginástica, atividades funcionais, campeonato de futebol de areia e vôlei de praia também marcarão a data.


Águas Abertas e LGBTQIAP+


Nos dias 8 e 9 de julho tem a Copa Brasil de Águas Abertas - Troféu Ana Marcelinha,  realizado em parceria com a Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA) e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Está será a primeira vez que a competição, com pontuação válida para o Ranking Nacional, será disputada no Pará.


O veranista também poderá conferir a disputa da “gaymada”, que irá reunir equipes da comunidade LGBTQIAP+ na arena da praia do Farol. Equipes de rugby se enfrentarão nas areias de Mosqueiro. Banho com acessibilidade, futevôlei e beach tênis também estarão em cena, assim como o Circuito de Natação. O encerramento do verão em Mosqueiro ocorre com a Parada LGBTQIAP+, no dia 30 de julho.


Portal da Amazônia e Cotjuba


Para quem estiver na capital, a Prefeitura de Belém realizará atividades no Portal da Amazônia, por meio do projeto Brinca Belém, nos dias 12 e 19 de julho. Na ilha de Cotijuba, as atividades para crianças, brincadeiras, pinturas e brinquedos, também por meio do programa, acontecerão no dia 14 de julho.


A Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em parceria com a SetransBel, vai realizar, em quatro escolas de Mosqueiro, serviços de emissão de Meia-passagem, Passe sênior, Passe especial e Credencial de estacionamento. O atendimento será das 9h às 13h, nas escolas Abel Martins (8), Remígio Fernandez (15), Lauro Chaves (22) e Maroja Neto (29).


Operação 'Lei Seca' vai alcançar diferentes municípios e será constante em julho.

Mais matérias Cidades