A FIFA definiu nesta quinta-feira, 5, em Miami, os grupos do aguardado Mundial de Clubes de 2025, que começa no dia 15 de junho, nos Estados Unidos. Os destaques para os brasileiros ficaram pelos confrontos entre Palmeiras x Porto, Flamengo x Chelsea, e Fluminense x Borussia Dortmund. O Botafogo, por sua vez, caiu no considerado 'grupo da morte', com Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid.
Veja os grupos
Grupo A: Palmeiras, Porto, Al Ahly e Inter Miami;
Grupo B: Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Botafogo e Seattle Sounders;
Grupo C: Bayern de Munique, Boca Juniors, Benfica e Auckland City;
Grupo D: Flamengo, Espérance, Chelsea, León;
Grupo E: River Plate, Urawa Red Diamonds, Monterrey e Inter de Milão;
Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund, Ulsan e Mamelodi Sundowns;
Grupo G: Manchester City, Wydad Casablanca, Al Ain e Juventus;
Grupo H: Real Madrid, Al Hilal, Pachuca e RB Salzburg;
No evento, cada clube tem uma ‘lenda’ como representante. Entre os brasileiros, os escolhidos foram Diego Ribas, do Flamengo, Branco, do Fluminense, Cléber, do Palmeiras, e Sergio Manoel, do Botafogo.
Como foi o sorteio?
Antes do sorteio, a Fifa dividiu as equipes em quatro potes de oito clubes cada. O primeiro contou com os quatro melhores ranqueados da Conmebol e da UEFA. Os oito restantes da Europa foram para o 2.
O terceiro pote ficou com os dois melhores colocados nos rankings da Ásia, África e América do Norte/Central, além dos dois sul-americanos restantes. Por fim, o pote 4 contou com os representantes do país-sede e da Oceania, junto aos que restaram das outras confederações.
O regulamento da competição, então, impediu que clubes da mesma confederação ficassem no mesmo grupo, com exceção dos times da UEFA. Por ter 12 participantes no torneio, a Europa teve dois representantes em quatro grupos.
Como será a disputa do Mundial?
O formato de disputa será semelhante ao das últimas edições de Copa do Mundo. As equipes do mesmo grupo jogam entre elas e as duas melhores de cada avançam para as oitavas de final. A partir das oitavas, inicia-se o mata-mata em jogo único até a definição do campeão.
O torneio em formato inédito será entre os dias 15 de junho a 13 de julho do próximo ano, nos Estados Unidos. Ao todo, os jogos acontecerão em 12 estádios separados em 11 cidades-sede: Atlanta, Charlotte, Cincinnati, Los Angeles, Miami, Nashville, Nova York, Orlando, Filadélfia, Seattle e Washington.
Texto: Terra