Serviço

Veja o funcionamento dos órgãos públicos do Pará neste fim de ano

Horários serão diferenciados

29/12/2023 17:05
Veja o funcionamento dos órgãos públicos do Pará neste fim de ano

Em celebração às festas de fim de ano, o expediente nos órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado terão atendimentos diferenciados no sábado e domingo (30 e 31) e feriado de 1º de janeiro de 2024, Dia Mundial da Paz. Veja o que funciona e não funciona.

Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)

As Unidades de Referência Especializada Presidente Vargas, Demétrio Medrado, Marcello Cândia, Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (Uredipe) e Materno-Infantil e Adolescente (Uremia) e os Caps tipos I e II de gestão estadual não vão funcionar na segunda-feira (01) e retornarão ao atendimento normal na terça-feira (02).

Já os Centros de Atenção Psicossocial tipo III (Grão Pará, Renascer e Marajoara) e a Unidade Básica da Pedreira vão manter apenas o serviço de urgência e emergência, devendo retomar o atendimento ambulatorial na terça-feira (02).

Policlínica Metropolitana, em Belém, não funcionará na segunda-feira (01) e a do Lago de Tucuruí atenderá apenas os usuários do setor de hemodiálise.

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, não funcionará na segunda-feira (01) e retoma seus serviços na terça-feira (02).

Hospitais de gestão direta - Os hospitais estaduais de gestão direta do Estado (Santa Casa, Ophir Loyola e Hospital de Clínicas, em Belém; Hospital Regional de Cametá, Hospital Regional de Salinópolis e Hospital Regional de Conceição do Araguaia) funcionarão em regime de plantão para atendimento assistencial de pacientes internados e para casos de urgência e emergência, de acordo com os perfis de atendimento de referência de cada um.

Unidades gerenciadas por organização social - O Hospital Regional Abelardo Santos e o Hospital Público Estadual Galileu, em Belém; o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém; o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, o Hospital Geral de Castelo de Sonhos, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena, o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, o Hospital Regional do Baixo Tocantins, em Abaetetuba, e o Hospital Regional de Tucuruí vão funcionar apenas com serviços de internação e urgência na segunda-feira (01).

O Hospital Jean Bitar, em Belém, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; o Hospital Geral de Tailândia (HGT), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; e o Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas (HRPL) vão funcionar normalmente na segunda-feira (01), sendo que no Jean Bitar as consultas ambulatoriais só serão retomadas na terça-feira (02).

Em Capanema, o Hospital Regional Público dos Caetés e Policlínica dos Caetés funcionarão normalmente na segunda-feira (01). Já o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) não funcionará na segunda-feira (01) e retomará os serviços na terça-feira (02).

Doação de sangue

A Fundação Hemopa informa os horários de funcionamento das suas unidades de coleta no fim de semana e feriado do dia 1º de janeiro: no sábado (30), as unidades de coleta sede Belém, Shopping Castanheira e Shopping Metrópole vão funcionar das 7h30 às 17h. Já as unidades Castanhal, Santarém, Tucuruí, Altamira, Capanema, Marabá, Abaetetuba e Redenção não vão funcionar para coleta de sangue. No domingo (31) e na segunda-feira (01), todas as unidades estarão fechadas para coleta.

Ceasa

Sexta-feira 29/12 - de 20h às 8h

Sábado 30/12 - fechado

Domingo 31/12 - fechado

Segunda-feira 01/01 - de 20h às 8h

Estação das Docas

No domingo de réveillon (31) funcionará em horário especial, e no dia 1º de janeiro estará fechada, retornando ao horário habitual na terça-feira (2), de 10h à meia-noite.

Programação virada de ano: dia 31/12/2023 (domingo) – aberta das 10h às 15h. Reabre às 21h, funcionando até 4h (réveillon das Docas 2024)

Parque Zoobotânico Mangal das Garças

Encerrará as atividades mais cedo no dia 31, das 8h às 16h, e fechará ao público na segunda-feira (1º), retornando às atividades no dia 2, em seu horário normal, das 8h às 18h.

Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna"

Fechará mais cedo no domingo (31), das 6h às 13h, não abrirá ao público, excepcionalmente, no dia 1º de janeiro, e estará fechado para manutenção semanal na terça-feira (02) retornando às atividades na quarta-feira (03), das 6h às 17h.

Espaços culturais

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) informa que o horário de funcionamento dos espaços culturais para a véspera do Ano Novo, dia 31 de dezembro, e para o feriado da Confraternização Universal, no dia 1º de janeiro de 2024 funcionarão em horários especiais. Todos os espaços funcionam normalmente a partir do dia 2 de janeiro.

31/12 - Véspera de Ano Novo:

●            Parque da Residência - 9h às 17h

●            Estação Cultural de Icoaraci - Fechado

●            Arquivo Público do Pará - Fechado

●            Parque Urbano Belém Porto Futuro - Fechado

●            Theatro da Paz - Fechado

●            Museus e Memoriais do Estado - Fechados

01/01 - Confraternização Universal:

●            Parque da Residência - Fechado

●            Estação Cultural de Icoaraci - Fechado

●            Arquivo Público do Pará - Fechado

●            Parque Urbano Belém Porto Futuro - 15h às 20h

●            Theatro da Paz - Fechado

●            Museus e Memoriais do Estado - Fechados

Espaço São José Liberto

Devido às datas comemorativas do fim do ano, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) informou que Espaço São José Liberto (ESJL), na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas, em Belém, abrirá das 10h às 18h, no próximo sábado (30). E, no domingo (31), das 10h às 14h. Na segunda-feira (1 de janeiro), feriado do Dia da Confraternização Universal da Paz, o espaço estará fechado.

Polícia Civil

Apenas as delegacias 24h funcionarão em regime de plantão - RMB: São Brás, Sacramenta, Marambaia, Cidade Nova, Ananindeua, Marituba, Icoaraci, Benevides, Mosqueiro, Outeiro. As demais ficam fechadas. As unidades do interior do estado recebem reforço no quantitativo de policiais.

Mais matérias Cidades