Ciência e Pesquisa

Universidade paraense sedia o XII Encontro Brasileiro de Administração Pública

Programação propõe debates para a implementação de instrumentos e políticas que defendam o meio ambiente e as comunidades locais

22/05/2025, 19:00
Universidade paraense sedia o XII Encontro Brasileiro de Administração Pública

Belém, PA - Com o tema "Sustentabilidade e Território”, a Universidade da Amazônia, Unama, sedia o XII Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP), no campus Ananindeua. A abertura do evento aconteceu nesta quarta, 21, e segue até a próxima sexta-feira, 23. A programação contempla debates sobre a implementação de instrumentos e políticas que defendam o meio ambiente e as comunidades locais.


O Encontro Brasileiro de Administração Pública é realizado pela Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), com coordenação local do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Unama. A iniciativa conta com a presença de pesquisadores de todo o país para a discussão de políticas públicas, parcerias público-privado, o papel das comunidades locais e ações do setor público com ênfase na adaptação climática, revitalização ecológica e redução dos impactos climáticos.


A iniciativa também conta com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace).


A cerimônia contou com a participação da anfitriã da casa e reitora da Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo Arroyo; a presidente da SBAP e professora da Universidade de São Paulo (USP), Claudia Souza Passador; o vice-presidente da SBAP e docente da UNAMA e UFPA, Mário Vasconcelos; o pró-reitor da UFPA, Raimundo Almeida; a presidente da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP), Maria Isabel Araújo Rodrigues; o diretor da Escola de Governança do Pará (EGPA), Helvio Moreira Arruda; e o secretário adjunto, Rodolpho Bastos, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).


Em discurso, Betânia Fidalgo Arroyo destacou a importância de consolidar debates científicos na Amazônia. "A educação acadêmica tem um papel grandioso para construir, por meio da ciência, um diálogo mútuo com a sociedade e o meio ambiente. A realização do EBAP na Universidade da Amazônia significa muito para nós, principalmente às vésperas da COP30. Falar sobre Administração Pública é uma ideia certeira e nos direciona ao caminho de soluções climáticas", conclui.


A presidente da SBAP, Claudia Souza Passador, agradeceu a recepção em Belém. Ela também destacou como o compromisso com a sociedade brasileira é a razão das pesquisas científicas existirem, instigando o conhecimento e a busca por elucidação. "Promover o EBAP no Pará é um grande desafio. Gostaria de agradecer a todos os apoiadores, alunos e realizadores do evento. E dizer que a ciência é uma paixão. Levar o conhecimento e acreditar em uma sociedade mais justa é um comprometimento com a cidadania do povo desse país".


A programação completa e informações sobre credenciamento estão disponíveis no site da SBAP.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades