Rio de Janeiro (RJ) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou que 25% dos alimentos de origem vegetal em supermercados, como café em pó, arroz e frutas, possuem agrotóxicos não autorizados ou com resÃduos acima do limite permitido. 
O Programa de Análise de ResÃduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) da reguladora coletou amostras dos alimentos em supermercados de todas as regiões do paÃs em 2018, 2019 e 2022, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia. No último ano, foram analisadas 1.772 amostras de amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, mandioca, laranja, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.
Das amostras, 41,1% não tinham resÃduos de agrotóxicos, 33,9% tinham resÃduos dentro do limite permitido e 25% continham a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resÃduos acima do limite permitido.  Já 0,17%, equivalente a 3 amostras, apresentaram risco agudo à saúde, podendo causar danos à saúde do consumidor em curto espaço de tempo.
No perÃodo de 2018 a 2019 foram analisadas 3.296 amostras em 84 municÃpios. Foram monitorados 14 alimentos de origem vegetal: abobrinha, aveia, banana, cebola, couve, laranja, maçã, mamão, milho, pepino, pera, soja, trigo e uvas.
Na época, o programa identificou 33,2% das amostras sem resÃduos; 41,2% com resÃduos dentro do limite permitido; 25,6% com agrotóxico não autorizado ou acima do limite permitido; e 0,55%, equivalente a 18 amostras, apresentando risco agudo à saúde.
Segundo a Anvisa, as situações de risco agudo encontradas foram pontuais e de origem conhecida. "Para esses casos, a Anvisa vem adotando providências e recomendações com vistas à redução dos riscos identificados.", afirmou, em nota.
O programa de monitoramento foi criado em 2001 para verificar a quantidade de elementos quÃmicos em produtos presentes no dia a dia do brasileiro e orientar a fiscalização dos alimentos nos supermercados.
(Foto: Divulgação Anvisa)
(Com O Globo)