Nos dias 30 e 31 de outubro Belém vai sediar a XIII Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local (JIFL), realizada pela Associação Ibero-Americana de Financiamento Local (AIFIL), Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Procuradoria Geral do Estado e Secretaria da Fazenda do Estado do Pará. O evento conta com o patrocínio do BANPARÁ, COMSEFAZ, TCM, MPE, Associação do Procuradores do Município de Belém e SINDIFISCO.
Depois de 10 anos o Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local volta a ser realizado no Brasil e pela primeira vez na região amazônica, promovendo um grande encontro entre sociólogos, cientistas políticos e, principalmente, economistas estudiosos de finanças públicas e que colocam em debate como esses recursos vão subsidiar políticas públicas nos estados e os municípios.
Durante a XIII Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local serão apresentados trabalhos de pesquisa inéditos e palestras com especialistas da Espanha, México, Estados Unidos, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Portugal, Itália e Alemanha, garantindo importante troca de experiências e formando redes internacionais de pesquisadores.
“Os temas são diversos, mas o foco é dentro do financiamento local, de políticas públicas, dos governos, financiamento local privado. É um misto de vários tipos de financiamento, mas, acima de tudo, com uma conotação muito econômica de questionamento do papel do Estado no desenvolvimento, no financiamento de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dentro dos municípios e das cidades, e na Amazônia por conta da discrepância entre as cidades que nós temos aqui na região”, explicou Ana Cláudia Cruz da Silva, da organização nacional do evento.
Às vésperas da COP30, o maior evento climático do mundo, Belém está no foco para a discussão de muitos outros temas, além da questão do clima, mas diretamente ligados entre si porque os problemas decorrentes das mudanças climáticas determinam a criação e desenvolvimento de políticas públicas de financiamento local.
“A Conferência Ibero-Americana sobre Financiamento Local reúne especialistas e referências de alto nível, que analisam as políticas, desafios e experiências em diferentes países. Os debates e intercâmbios que surgem nestas sessões ajudam não só a compreender os processos de políticas públicas relativos ao financiamento subnacional, face aos desafios locais, mas também a partilhar experiências, pontos fortes e, principalmente, pontos fracos, para evitar cometer erros e melhorar o desenho e implementação de políticas públicas”, afirma Vanessa Toselli, economista e pesquisadora em Finanças Subnacionais, Governança e Políticas Públicas, que faz parte do Comitê Organizador de AIFIL.
SERVIÇO:
XIII Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local (JIFL)
Data: 30 e 31 de outubro de 2024
Hora: 8h30
Local: Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (Campus profissional)
Fonte: Divulgação
Foto: UFPA