Santarém, PA - A entrega do prédio próprio do campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no município de Monte Alegre, concretizou o sonho da implantação do curso de Bacharelado em Agronomia. A iniciativa faz parte das comemorações pelos 15 anos da instituição, que contou ainda com assinatura (simbólica) dos termos de autorização de contratação para as obras dos prédios nos campi de Oriximiná e Óbidos.
As obras dos novos prédios, de acordo com a Sinfra, devem iniciar-se de forma simultânea, com data prevista para 25 de janeiro de 2025.
O Ministério da Educação (MEC) esteve presente, representado pelo secretário substituto de Educação Superior, Adilson Carvalho. Para ele, a entrega da obra tem diferencial significativo. “É muito importante este momento, é histórico, porque é um passo a mais nesse processo de interiorização da oferta de curso superior no Brasil, porque isso abre oportunidade, desenvolvimento pessoal, social e econômico para o Brasil”, destacou.
A diretora do Campus Monte Alegre, Marcella Radael, fez um discurso emocionado ressaltando a importância do espaço físico para a educação: “Este novo prédio representa mais do que uma estrutura física; ele é o símbolo do nosso compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade. O impacto deste novo espaço vai além dos muros da universidade, ele reflete a nossa missão de promover o conhecimento e fomentar o desenvolvimento social e econômico da comunidade local”.
A Prefeitura Municipal de Monte Alegre foi representada pelo vice-prefeito, Ernande Correa da Silva. Ele falou da disposição da administração municipal em contribuir para o desenvolvimento educacional no município: “Estamos aqui para ajudar no processo da educação e contribuir para que Monte Alegre seja melhor. Queremos agradecer por recebermos esse empreendimento para que a educação seja prioridade”.
Durante a cerimônia, a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, lembrou que o dia de 5 de novembro de 2024 é uma data histórica, por estar inaugurando uma obra de extrema relevância para a educação no interior da Amazônia, ao mesmo tempo em que fez o anúncio oficial da implantação do curso de Bacharelado em Agronomia no Campus Monte Alegre.
"Esse passo importante é possível por conta do investimento em infraestrutura e pela população também acreditar na universidade, e esse é só mais um curso. No plano de expansão que entregamos ao MEC, estamos colocando 4 cursos por campus”, frisou.
Foto: Divulgação/Ufopa