Salinópolis (PA) - Durante a maré alta desta sexta-feira, 8, na praia do Atalaia, em Salinópolis, cidade localizada no nordeste do Pará, um tubarão foi encontrado próximo à faixa de areia, na área conhecida como Ponta da Sofia. Na imagem obtida com exclusividade pelo Portal Olavo Dutra, mostra um morador da praia, esforçando-se para levar o animal de volta à água, já que, pelas imagens, é possível perceber que o tubarão estava encalhado.
Segundo Ronaldo Nóbrega, 53, o tubarão media entre 1,3 metro e 1,5 metro de cumprimento e, possivelmente, era da espécie maru-maru. “Esse tipo costuma aparecer por aqui, nesse período que antecede a época de chuvas mais intensas, junto com outras espécies de peixe, muito por conta da decomposição das folhas nessa época do ano, o que acaba por obstruir as guelras, dificultando a respiração deles”, explica Ronaldo, morador da cidade há 51 anos e praticante de caça submarina.
Segundo o morador, inúmeros peixes aparecem na beira da praia neste período, justamente por conta dessa queda das folhas, que chegam em áreas de manguezais e que acabam se alastrando pelo mar, dificultando a respiração de muitos peixes. “Terça-feira passada ‘encostaram’ muitos pacamuns aqui na praia do Atalaia, assim como esse tubarão”, conta Ronaldo.
(Imagens: Sérgio Chene)