Com o slogan “Sou do time de quem se cuida, pratique hábitos saudáveis”, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) dá início à campanha do “Novembro Azul”, dedicada à conscientização sobre a prevenção e promoção de cuidados com a saúde do homem. A campanha tem como objetivo diminuir as estatísticas relacionadas à falta de atenção do homem com a própria saúde, principalmente reduzindo a mortalidade por doenças que poderiam ser evitadas.
A programação da campanha da Sespa irá iniciar com um Seminário de Abertura no dia 01 de novembro no auditório da Secretaria, das 14h às 17h, abordando diversos aspectos da saúde do homem, incluindo o fluxo de atendimento no Estado, palestra sobre oncologia e prevenção, entre outros aspectos.
A partir do dia 04, os profissionais que compõem a Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa estarão engajados em uma série de atividades, como ações educativas em canteiros de obras; oficinas nos Centros Regionais de Saúde; ações educativas e marcação de consultas nas atividades do TerPaz e das Usinas da Paz e o "Dia D" na Policlínica Metropolitana, em Belém. Estas ações contarão com oferta de serviços como testagens, avaliações, vacinação, encaminhamento para consultas, entre outros.
Orientada a partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde, a campanha deste ano, realizada pela Sespa, vai abordar a saúde masculina de forma integral, não se restringindo apenas à prevenção do câncer de próstata, mas abordando temas como a importância do pré-natal do parceiro como estratégia de autocuidado, a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), a preparação para o exercício da paternidade responsável, saúde mental e a redução de violência doméstica.
O coordenador estadual da Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim, falou sobre a importância da campanha: “O Novembro Azul vem para estimular a adoção de hábitos saudáveis na alimentação, exercícios físicos, eliminação do tabagismo, controle do consumo de álcool, visita regular aos serviços de saúde e uso de preservativos nas relações sexuais. Esse estilo de vida vai prevenir a incidência das principais causas de óbito masculino. Temos cuidado de aproveitar ao máximo a atenção que os meios de comunicação e sociedade nos concedem, para divulgar a importância da atenção integral à saúde do homem moderno”, declarou.
Programação Novembro Azul da Sespa:
01/11: Solenidade de abertura da campanha “Novembro Azul”, no auditório da Sespa, em Belém, de 14 às 17 horas.
04/11: Novembro Azul na Praça Batista Campos
05/11: Ação no TerPaz
06/11: Dia D do Novembro Azul na Policlínica Metropolitana
07/11: Abertura do Novembro Azul em Marituba
09/11: Palestra em canteiro de obras da Quanta Engenharia
10/11: Ação de saúde na Usina da Paz
11/11: Ação no TerPaz
12/11: Novembro Azul na Praça da República
14/11: Novembro Azul no Hospital Galileu com ação educativa e oferta de serviços
17/11: Ação de saúde na Usina da Paz
18/11: Novembro Azul na Praça Matriz de Marituba
19/11: Dia Internacional do Homem na Praça da República
20/11 a 24/11: Novembro Azul em Santarém e comunidade quilombola
24/11: Ação de saúde na Usina da Paz
25/11: Ação no TerPaz
26/11: Caminhada do Novembro Azul no Parque do Utinga
27/11 a 30/11: Novembro Azul em Breves
Agência Pará