Decisão

Senado dos EUA aprova ajuda para Ucrânia, Israel e Taiwan

Medida será encaminhada para sanção de Joe Biden, que já disse que vai assina-la

24/04/2024 08:45
Senado dos EUA aprova ajuda para Ucrânia, Israel e Taiwan

Parte do dinheiro da Ucrânia – US$ 10 bilhões (R$ 51,3 bilhões) em apoio econômico – vem na forma de um empréstimo, sugerido por Trump. Mas o projeto permite que o presidente perdoe o empréstimo a partir de 2026.

 

Preocupações humanitárias

O envio de armas deve ajudar a Ucrânia a evitar um grande avanço no leste por parte dos invasores russos, embora tivesse mais útil se isso acontecesse mais próximo de quando Biden solicitou no ano passado, avaliaram analistas.

 

Não ficou imediatamente claro como o dinheiro para Israel afetaria o conflito na Faixa de Gaza. Israel já recebe bilhões de dólares em assistência de segurança anual dos EUA, mas mais recentemente enfrentou o seu primeiro ataque aéreo direito por parte do Irã.

Apoiadores da ajuda humanitária esperam que a assistência ajude os palestinos em Gaza, que foi devastada pela campanha de Israel contra o Hamas em retaliação aos ataques de 7 de outubro, que mataram mais de 1.200 pessoas, segundo Israel.

 

As autoridades de saúde de Gaza, controladas pelo Hamas, afirmam que a ofensiva israelense levou à morte de mais de 34 mil pessoas.

 

Foi a segunda vez este ano que o Senado, liderado pelos Democratas, aprovou ajuda de segurança para a Ucrânia, Israel e o Indo-Pacífico. O último projeto de lei, há mais de dois meses, obteve 70% de apoio na câmara de 100 membros de republicanos e democratas.

Mas os líderes da Câmara, controlada pelos republicanos, não permitiram uma votação sobre a ajuda externa até à semana passada.

 

O progresso da legislação tem sido acompanhado de perto pela indústria, com empresas de defesa dos EUA a concorrerem a grandes contratos para fornecer equipamento à Ucrânia e a outros parceiros dos EUA.

 

Fonte: CNN BRASIL

Foto: Reprodução/Instagram

Mais matérias Mundo