A partir desta quarta-feira, 28, os moradores de Belém terão acesso ao Saúde Belém Digital (SBD), que é uma oferta de serviços de saúde por meio digital. Programa do Ministério da Saúde, desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), o Saúde Belém Digital visa facilitar o acesso aos serviços de saúde, oferecendo uma solução moderna e eficiente, com atendimentos gratuitos, por meio da plataforma digital para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Saúde Belém Digital é um projeto-piloto do Ministério da Saúde, que escolheu Belém para lançamento em parceria para atender à população local com telemedicina, que já um modelo de atendimento implantado em outras cidades do país. Além disso, o projeto Saúde Belém Digital é uma estratégia que auxiliará na expansão da Estratégia Saúde da Família, em Belém, por meio do Programa Família Mais Saudável.
Cadastro - Nesta primeira etapa, o SBD está disponível para 680 mil moradores de Belém, maiores de 18 anos e seus dependentes, cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A meta é de expandir o acesso para toda a população de Belém até 2025.
Inicialmente, o acesso ao sistema será realizado via web, pelo site da Sesma. Em breve, estará disponível gratuitamente o aplicativo "Saúde Belém Digital" para dispositivos com sistemas operacionais Android e iOS, facilitando ainda mais o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde da cidade.
Interação e saúde
O Saúde Belém Digital foi projetado para facilitar a interação dos cidadãos com o sistema de saúde, tornando o acesso a consultas e orientações mais simples e eficiente, oferecendo uma interface intuitiva, semelhante aos aplicativos de mensagens que a maioria dos usuários já conhece. Com recursos para envio de texto, foto e áudios, a ferramenta facilita o atendimento e a orientação a distância.
Os serviços serão abrangentes, com profissionais médicos preparados para atender desde crianças até idosos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além de atendimentos médicos, a equipe incluirá nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, disponíveis de 8h às 12h e de 14h às 18h, todos os dias da semana.
Para acessar os serviços de saúde oferecidos pelo Saúde Belém Digital, os moradores de Belém podem seguir um processo simples e direto. O primeiro passo é acessar o site da Secretaria Municipal de Saúde de Belém ou utilizar o QR Code disponível em diversos pontos da cidade. Este QR Code direcionará automaticamente o usuário para a página do Saúde Belém Digital no site da Sesma.
Uma vez na página, localize e clique no link indicado para iniciar o cadastramento. O processo de cadastro é intuitivo: comece digitando o seu CPF e, em seguida, forneça informações adicionais, como a sua data de nascimento, nome da mãe e o telefone.
Após o preenchimento dos dados, você receberá um código de confirmação por SMS. Insira este código para concluir o cadastro. Com o cadastro finalizado, você poderá escolher um profissional disponível para atendimento online, com a garantia de uma primeira interação em até 15 minutos.
A ferramenta ajudará a otimizar o atendimento, reduzindo as filas nas unidades de urgência e emergência. No entanto, é importante destacar que a tecnologia não deve ser confundida com serviços de urgência e emergência; seu foco é atender casos de baixa complexidade. A plataforma digital de saúde dará suporte aos equipamentos de saúde já estabelecidos, não substituindo os serviços da rede municipal de saúde.
Agência Belém