Belém, PA - Remo e Tuna Luso fazem a segunda semifinal do Campeonato Paraense 2025. Em jogos disputados neste domingo, 30, a Lusa bateu o Castanhal, nos pênaltis, no Ninho do Japiim, depois de os dois times empatarem por 3 a 3, no tempo normal, num dos mais emocionantes duelos desta edição do Parazão. Já o Leão derrotou o Santa Rosa por 2 a 0, no tempo normal, em partida disputada no Mangueirão, em Belém.
A outra semifinal será decidida entre Paysandu e Águia de Marabá. As duas equipes entraram em campo no sábado, 29. O Azulão despachou o Bragantino, no estádio Diogão, em Bragança, depois do empate por 0 a 0 no tempo normal. Já o Paysandu derrotou o Capitão Poço por 2 a 0, em partida disputada no Mangueirão.
Os derrotados nesta fase - Bragantino, Capitão Poço, Castanhal e Santa Rosa - disputarão, agora, a Copa Grão Pará, que garante ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil de 2026 e a disputa da Super Copa Grão-Pará, torneio que abre a temporada do futebol paraense num duelo entre o campeão estadual e o campeão da Copa Grão-Pará.
Castanhal x Tuna
Pela manhã, no Ninho do Japiim, em Castanhal, os donos da casa receberam a Tuna para deleitar o torcedor com um dos mais bem disputados jogos desta edição do Parazão. A Águia do Souza saiu na frente com um gol de Edgo logo aos 12 minutos, cobrando pênalti. O Japiim empatou aos 46 do primeiro tempo, também numa cobrança de pênalti, com Paulo Rangel.
Na segunda etapa, o Castanhal passou à frente do placar com Gabriel Vidal, que chutou da entrada da área e contou com a falha do goleiro Lucão. 2 a 1. Mas a Tuna reagiu imediatamente e, em apenas dois minutos, passou à frente do placar novamente. Aos 11 minutos, Thiago Bagagem cobrou pênalti e fez 2 a 2. Um minuto depois, o Castanhal errou na saída de bola e Thiago Bagagem apenas tirou do goleiro para virar para 3 a 2.
A vitória da Lusa já era dada como certa quando um novo pênalti assinalado pelo VAR deu a chance do empate ao Castanhal, que não desperdiçou. Paulo Rangel cobrou com consciência e deixou tudo igual, levando a decisão para os pênaltis. Na ocasião, o goleiro Lucão se redimiu e defendeu duas cobranças, garantindo a vitória da Tuna por 5 a 4 e garantindo o time na semifinal do Parazão.
Remo x Santa Rosa
À tarde, no Mangueirão, o Remo fez valer a força do seu elenco e usou o apoio de sua torcida para vencer o Santa Rosa por 2 a 0 e também se garantir nas semifinais do Parazão 2025. No domingo de estreias, o técnico Daniel Paulista dirigiu o Leão pela primeira vez à beira do gramado, enquanto Caio Vinícius vestiu a camisa do Remo também pela primeira vez.
O Leão começou embalado e não deu tempo para o Macaco-prego respirar. Depois de três tentativas, o time azulino chegou ao gol aos oito minutos da etapa inicial. Na jogada rápida pela direita, Janderson avançou em profundidade e cruzou para o meio da área, de onde Pedro Pedro Rocha, bem posicionado, bateu com força para marcar o primeiro do Leão. O Santa Rosa só levou perigo ao gol do Remo aos 32 minutos do primeiro tempo, num chute cruzado e forte de PH.
Na etapa final, o Remo voltou com o mesmo ímpeto e esteve mais perto do segundo gol do que o Santa Rosa de um empate. Tanto que o Leão marcou o segundo aos 17 minutos e numa jogada muito parecida com a do primeiro gol. Janderson, mais uma vez, desceu em velocidade pela direita e cruzou para a área. A bola sobrou para Dodô que bateu no canto e marcou o segundo do Leão.
Daí foi administrar o placar e comemorar a classificação para as semifinais do Parazão, onde o Remo enfrentará a Tuna. Vale lembrar que, na fase de classificação, as duas equipes também se enfrentaram e, na ocasião, no dia 9 de fevereiro, o Remo venceu a Lusa por 3 a 0, no Mangueirão. As datas nos novos duelos ainda serão confirmadas pela Federação Paraense de Futebol, FPF.
Foto: Reprodução/Instagram