Sustentabilidade

Programa Paricá - Territórios em Ação anuncia projetos selecionados no Pará

Iniciativas têm foco em sustentabilidade e geração de renda na Amazônia

28/03/2025, 20:00
Programa Paricá - Territórios em Ação anuncia projetos selecionados no Pará

Belém, PA - A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), em parceria com a Suzano e a Aliança Bioversity & CIAT, apresenta as iniciativas selecionadas na primeira edição do Programa Paricá - Territórios em Ação. O programa visa promover o desenvolvimento sustentável e a regeneração ambiental com foco inicial no sudeste do Pará, uma região marcada por desafios socioeconômicos  e altos índices de degradação ambiental. A Suzano é a maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto


Os três projetos escolhidos têm duração de12 meses e diferentes abordagens para enfrentar entraves territoriais e fortalecer cadeias produtivas sustentáveis na região: “Fortalecimento de Redes de Comercialização e Abertura de Mercados”, proposto pelo Instituto Fronteiras do Desenvolvimento - IFD; “Desenvolvimento Territorial Rural por Meio de Sistemas Agroflorestais”, da Agenda Pública; e Projeto “Co-Labora - Fomento a uma Economia Sustentável e Inclusiva”, do Instituto Terroá.


O Instituto Fronteiras do Desenvolvimento (IFD), por meio do projeto “Fortalecimento de Redes de Comercialização e Abertura de Mercados”, visa integrar agricultores familiares de Dom Eliseu a mercados sustentáveis, além de fortalecer a governança local e promover práticas agroflorestais (SAFs). Com foco na capacitação, mapeamento e criação de canais de comercialização, o projeto impulsiona tanto a regeneração ambiental quanto a sustentabilidade econômica para as famílias da região.


O projeto “Desenvolvimento Territorial Rural por Meio de Sistemas Agroflorestais”, da Agenda Pública, também busca o fortalecimento da governança territorial participativa nos municípios de Rondon do Pará, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, São João do Araguaia e Dom Eliseu. Ao promover SAFs e criar espaços de diálogo entre atores locais e governamentais, o projeto almeja soluções sustentáveis que beneficiem a biodiversidade e as comunidades rurais, contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável.


Já o Instituto Terroá apresenta o projeto “Co-Labora - Fomento a uma Economia Sustentável e Inclusiva” para fortalecimento e autonomia econômica das comunidades de Bom Jesus do Tocantins, Rondon do Pará e São João do Araguaia por meio de alternativas sustentáveis nas cadeias produtivas como apicultura, pesca artesanal, agrofloresta e turismo ecológico. A qualificação de pessoas e o apoio à comercialização de produtos locais são as principais estratégias do projeto, com treinamento para agentes multiplicadores.


A expectativa é que o projeto impacte diretamente 300 pessoas com benefícios socioeconômicos, 800 familiares e membros da comunidade de forma indireta, seis empreendimentos, além de promover a conservação e melhor gestão de 1.000 hectares de área.


“Essas iniciativas refletem o compromisso da PPA com soluções práticas e inovadoras para os desafios da Amazônia. Estamos confiantes de que esses projetos não só contribuirão para a regeneração ambiental, mas também para a melhoria das condições de vida das comunidades locais, potencializando um modelo sustentável para a região”, afirma Tássia Ribeiro, gerente de Projetos da PPA.


O próximo passo é a Chamada para Soluções Locais, ação que é parte do projeto e tem o objetivo de impulsionar soluções ágeis e práticas para desafios pontuais. Com processos simplificados, a ação facilita o acesso a pequenos produtores e permite que menores investimentos tenham alto impacto local.


Essas iniciativas reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a regeneração ambiental da Amazônia, criando um modelo de parceria integrado que contribui para o fortalecimento da economia local, preservação ambiental e inclusão social.


“As empresas desempenham um papel importante no fomento à iniciativa que geram impactos positivos. A Suzano firma parcerias estratégicas pois acredita que, ao unir esforços, consegue maximizar o alcance e efetividade de seus projetos. Esperamos que o Programa Paricá contribua com desenvolvimento sustentável das comunidades e promova uma transformação positiva na região”, afirma Giordano Automare, gerente Executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades