O programa Cri.Ativos da Favela promove inclusão, criatividade e tecnologia, formando 50 moradores da região
Belém, PA - O programa Cri.Ativos da Favela chega à região Norte do Brasil e vai capacitar 50 moradores de áreas periféricas de Belém. Desde sua criação em 2023, o projeto já beneficiou mais de 240 participantes em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Na capital paraense, a iniciativa vai capacitar de jovens na área de audiovisual para produção de materiais para a COP 30, contribuindo diretamente com a comunicação de um dos maiores eventos globais sobre mudanças climáticas.
Realizado pelo Instituto HEINEKEN, em parceria com a Favela Filmes e a Central Única das Favelas (CUFA), os cursos terão duração de dois meses intensivos, além de conteúdos complementares disponíveis na plataforma online por um ano. A trilha formativa abordará Roteiro e Produção de Conteúdo Jornalístico, IA aplicada ao audiovisual (pesquisa, captação e edição), Maquinária e Elétrica de set, Operação de Câmera e Direção de Fotografia e Edição/Pós-Produção de Áudio e Vídeo, com foco em narrativas e coberturas conectadas à agenda da COP30.
Durante toda a formação, os jovens contarão ainda com acompanhamento psicossocial e acesso a infraestrutura profissional, garantindo uma experiência prática e completa, com laboratórios e equipamentos profissionais para desenvolver projetos autorais e construir portfólios.
“Belém é uma cidade rica em diversidade cultural e potência criativa, com uma juventude cheia de talento e vontade de fazer acontecer. Acreditamos que investir nessa região é também apostar no protagonismo local diante dos grandes desafios sociais e ambientais. Mais do que oferecer capacitação, queremos deixar um legado: reconhecer os talentos do Norte e criar caminhos para que o potencial criativo da região cruze fronteiras, contribuindo para enriquecer ainda mais a nossa cultura e fortalecer o desenvolvimento social de suas comunidades”, destaca Vânia Guil, Head do Instituto Heineken.
Para John Oliveira, CEO da Favela Filmes, o início da primeira turma do Cri.Ativos em Belém é um marco para impulsionar o potencial dos jovens da região. “Estamos iniciando uma nova etapa dessa jornada incrível. O projeto já provou ser mais do que um curso, é uma oportunidade para esses jovens encontrarem um caminho que conecta teoria, prática e inovação, abrindo espaço para novas ideias ganharem vida. Em Belém, queremos levar o impacto do projeto ainda mais longe, alcançando e inspirando essa região de tanto potencial”, afirma.
“Levar o programa Cri.Ativos da Favela a Belém representa um passo estratégico para o fortalecimento das economias criativas das Juventudes na região Norte. Para a CUFA, investir em territórios periféricos é garantir sustentabilidade social e fomentar soluções baseadas na potência cultural desses espaços. Mais do que capacitar tecnicamente, o projeto promove autonomia, ativa o protagonismo e valoriza identidades, criando bases sólidas para um desenvolvimento contínuo e transformador” - Kalyne Lima, presidente da CUFA Brasil.
As inscrições estão abertas para pessoas entre 18 e 29 anos, moradoras da região de Belém. Basta acessar o link: https://forms.gle/EjpkUNhzX4W65Ck66 e preencher o formulário até a data 27 de setembro de 2025.
O projeto Cri.Ativos da Favela conta com o apoio da prefeitura de Belém e reforça o compromisso de seus parceiros com iniciativas que promovem transformação social, inclusão e novas oportunidades para comunidades periféricas.
Foto: Divulgação/Favela Filmes
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.