Sem manutenção adequada desde que foi construída, estrutura está comprometida, segundo denúncias de moradores da ilha confirmadas pela Defesa Civil de Belém.
Entrada e saída estão sendo feitas pelas vias laterais, até que a prefeitura providencie a reforma da estrutura construída há dez anos/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.
oradores e visitantes da Ilha de Mosqueiro que precisam passar pelo pórtico de entrada do distrito, localizado na PA-391, denunciam que a estrutura de madeira da construção apresenta uma grande rachadura e que estaria prestes a cair.
Um visitante que passou pelo local enviou fotos e vídeos mostrando o problema. Ele diz que a madeira do portal está desgastada e que é possível ver uma rachadura. “Só avisando que o pórtico de Mosqueiro está rachado e que pode cair sobre os carros que passam por aqui. Acho que não duram três dias. Os motoristas têm que ter muito cuidado para não serem atingidos com o que pode cair da construção”, aconselha.
As denúncias chegaram à Prefeitura de Belém, que responde pela administração do Distrito de Mosqueiro. Na manhã deste sábado, 25, a assessoria de comunicação da prefeitura atualizou uma nota divulgada no dia 23 passado, falando sobre o problema e as providências que estão sendo tomadas, informando que deu início a um serviço de manutenção preventiva no pórtico.
“A medida de manutenção foi adotada depois que a equipe técnica da Defesa Civil tomou conhecimento, na segunda-feira, 20, de diversas condições que comprometeram a estrutura de madeira, como trincas, rachaduras e presença de vegetação, que podem causar maior deterioração com o passar do tempo”.
“A intervenção consiste na revitalização geral da estrutura, realizada por uma equipe técnica especializada, com o objetivo de evitar riscos e danos mais graves, garantindo a segurança de moradores e visitantes que utilizam o acesso à ilha”, encerra a nota.
Inaugurado em julho de 2005, o pórtico de Mosqueiro já tem quase 20 anos, mas nunca recebeu a manutenção devida. Um internauta disse também que, segundo informações dos moradores da ilha, a gestão passada teve conhecimento da situação e dos riscos apresentados no portal. “Até um leigo pode visualizar a condição em que o portal se encontra”, disse um morador.
A Subprefeitura de Mosqueiro, respaldada por pareceres técnicos fornecidos pela Defesa Civil, que informaram a real possibilidade de desabamento do portal, decidiu, por segurança, interditar a via que passa por baixo do pórtico para evitar acidentes com veículos e pessoas.
“O trânsito vai fluir normalmente pelas laterais e a pista será liberada, voltando ao normal tão logo o pórtico seja reformado”, disse o mesmo morador.
Nas redes sociais, os internautas comentam que “estava mais do que na hora de fazer manutenção”. Outro informou que passou pelo pórtico na sexta-feira, no final da tarde, e o local já estava com a passagem fechada para as obras.
Mas uma outra fala sobre outros problemas em Mosqueiro: “Tem que fazer manutenção na ponte, onde nunca fizeram nada, e na orla do Ariramba, porque a força da água está derrubando árvores. Se não fizerem nada, daqui a pouco fica sem pista. Foi feito só um pedaço de proteção na gestão de Zenaldo Coutinho, depois disso não foi feito mais nada e está tudo destruído. Nas rampas, se não for feito nada, atingir e comprometer o asfalto”, alertou.
·Parece inferno astral; e é. O Inpe aponta que o Pará viu tombar cerca de 7 milhões de hectares de florestas na antevéspera da COP30.
·Nada, nada, assume a ponta do desmatamento na região. Os espíritos da floresta mexem com a rotina do governador Helder Barbalho (foto).
·O bilionário americano Bill Gates promete comparecer à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Belém.
·Ignorada pelas big tecs, que na era Trump passam torcem o nariz para tudo que exale cheiro de censura, a Advocacia-Geral da União prorrogou até amanhã a consulta pública sobre a polêmica moderação nas plataformas digitais.
·O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet deu sinal verde para o arquivamento do inquérito em que o senador Renan Calheiros é acusado de receber propina.
·Tem tudo pra acabar em CPI a gestão Márcio Pochmann no IBGE, suspeito de fabricar números para agradar o governo Lula e provocando debandada em massa de diretores do Instituto.
·A gestão 100% midiática e política do ultrapetista Potchmann, já se sabe, segue a mesmíssima cartilha adotado pelos socialistas Cristina Kirchner e Alberto Fernández, na Argentina, onde os índices de inflação, desemprego e crescimento chegaram a ser grosseiramente adulterados para mascarar a realidade.
·No Brasil, o desemprego estimado em dezembro foi de "apenas" 6,8%, porque o IBGE ignorou, solenemente, os 37 milhões de brasileiros "empregados" no Bolsa Família.
·Além da queda, o coice: para lá da disparada do preço dos alimentos, a população brasileira logo irá perceber a alta brutal de impostos - com o IVA a 28%, maior patamar do mundo -, nos preços do comércio e na prestação de serviços.
·Esse "legado" Lula tem razão: foi solenemente referendado, embora a preço de ouro, quer dizer, de emendas, pela maioria dos políticos.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.