O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em julgamento de recurso eleitoral, nesta tarde (19), decidiu absolver o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), e seu vice, João Trindade, acusados de praticar "caixa 2", evitando assim a cassação de seus mandatos. O Ministério Público Eleitoral do Estado ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O processo teve início no dia 5 deste mês, mas foi interrompido quando o juiz federal José Airton de Aguiar Portela pediu mais tempo para analisar o caso após o voto favorável do relator, juiz eleitoral Rafael Fecury Nogueira. A ação foi movida pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), partido de oposição ao prefeito.
Na decisão desta quinta-feira (19), quatro votos foram a favor da absolvição dos políticos. O relator, juiz eleitoral Rafael Fecury Nogueira, foi seguido pelo desembargador José Maria Teixeira do Rosário, vice-presidente e corregedor da Corte, pela juíza Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, e pelo juiz substituto José Maria Rodrigues Alves Júnior. Em seus argumentos, os três foram unânimes ao afirmar que não havia evidências suficientes para justificar a cassação. Por outro lado, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, presidente do Tribunal, e o juiz Edmar Silva Pereira discordaram, apoiando a cassação com base no voto do relator.