A Prefeitura de Belém, em parceria com o Ministério do Turismo, abriu uma chamada pública para que artistas, engenheiros, arquitetos, entre outros profissionais, submetam um projeto de escultura para a COP-30. O projeto escolhido, em forma de escultura, será erguido no Portal da Amazônia, bairro do Jurunas, em Belém (PA).
As inscrições estão abertas, seguem até 13 de fevereiro e podem ser realizadas no site do Ministério do Turismo. A escultura será mais uma obra artística que irá compor a urbanização de Belém e eternizar na memória da cidade um dos momentos mais marcantes já vividos: a Cop30. Clique aqui para acessar o edital do projeto.
O projeto que vai dar vida a um monumento para a COP-30, evento climático realizado entre 10 a 21 de novembro, deverá ser pensado na forma de uma escultura que dialogue com o objetivo da maior conferência climática do mundo, retratando temas como sustentabilidade, inovação e inclusão social.
A obra selecionada será viabilizada por meio do Ministério do Turismo e apresentada durante a realização do evento na capital paraense. Além de ser apresentada na COP-30, o monumento será definitivo, transformando-se em mais um legado da Conferência para a cidade.
Entre os requisitos para a submissão do projeto, estão:
- a obra deve ter, no máximo, 7,5 metros de altura;
- deve adotar uma linguagem artística atual, sem pedestal;
- deve dialogar com a ambiência do entorno onde será instalada.
Para o prefeito Igor Normando, essa é mais uma oportunidade de valorizar a produção artística. "Vamos dar oportunidade para que todos possam participar. Por isso, crie o seu projeto e se inscreva para expor a sua obra para esse grande momento que a nossa cidade está vivendo", destacou.
Agência Belém
Foto: Neldson Neves/Ag.Belém