PF deflagra Operação Payload de combate à Exploração Sexual Infantil na Internet

Ação ocorreu em Santarém, no Pará, e resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

11/06/2025, 21:30
PF deflagra Operação Payload de combate à Exploração Sexual Infantil na Internet

Santarém, PA - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta, 11,  a Operação Payload, cujo objetivo foi reprimir crimes de armazenamento e divulgação de material com conteúdo sexual envolvendo crianças.


A ação, que ocorreu no município de Santarém, no Pará, resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, conforme determinação judicial.


A operação foi coordenada pelo Núcleo de Combate aos Crimes de Abuso Sexual Infantil Online (NCCASIO), vinculado à Delegacia da Polícia Federal em Santarém.


Durante a diligência, a residência do investigado foi vistoriada, e o material apreendido será submetido à análise pericial para a coleta de provas e identificação de possíveis responsáveis.


A denominação payload é um termo da área de Tecnologia da Informação (TI) que se refere a uma carga maliciosa oculta em algo aparentemente legítimo. No caso em análise, tratava-se de uma situação em que o investigado era funcionário de um provedor de internet.


A iniciativa reforça o compromisso das autoridades no enfrentamento à exploração sexual de menores, destacando a importância da atuação policial no combate a esses crimes hediondos.


A operação demonstra a eficiência da Polícia Federal na investigação e repressão de delitos cibernéticos, além de servir como alerta à sociedade sobre a necessidade de proteger crianças e adolescentes contra violações de direitos humanos no ambiente digital.


Foto: Divulgação/PF

Mais matérias Polícia