Teatro

Peça 'Com os bolsos cheios de pão' tem sessões gratuitas no 'Margarida Schivasappa'

Espetáculo será neste final de semana, e além das apresentações teatrais, haverá oficina e debate sobre improvisação e formação teatral, tudo gratuito

26/03/2025, 18:00
Peça 'Com os bolsos cheios de pão' tem sessões gratuitas no 'Margarida Schivasappa'

Belém, PA - O Teatro Margarida Schivasappa terá duas apresentações gratuitas da peça “Com os bolsos cheios de pão”, da companhia paulista de teatro, Cia Cisco. A peça, inédita em Belém, será encenada nos dias 29 e 30, às 20h. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 14h.


“Com os bolsos cheios de pão” foi criada pelo dramaturgo e jornalista romeno Matei Visniec e provoca reflexão sobre alguns dilemas da sociedade contemporânea.


A obra mostra dois homens indignados, diante de um poço, onde um cachorro agoniza após ser jogado por desconhecidos. Eles argumentam, discordam, mas não tomam nenhuma atitude efetiva para ajudar o animal. 


“O diálogo em torno do poço transforma-se em fábula política, social, humana. As falas circundam a ação da mesma forma como os dois personagens circundam o poço. Estes criam diversas possibilidades de ação que constantemente se desfazem sob a pressão da argumentação”, revela o diretor do espetáculo, Vinicius Torres Machado.


“Ao ler a peça, buscando iluminar aspectos da nossa realidade encontramos no embate verbal entre as duas personagens da obra uma possibilidade de refletir sobre coisas que estamos vivendo, como um excesso de opinião no diálogo público e uma dificuldade de escuta do outro, que resulta em uma ausência de ações efetivas sobre problemas sociais. É como se a indignação que move as opiniões se dissipasse na hora de agir. Essa foi a via que adotamos para acessar esse texto teatral que admiramos tanto”, revela.


Oficina e mesa pública


Além dos dois dias de espetáculos, a Cia.Cisco promove a oficina “A escuta do corpo”, no dia 30, de 9 às 13h, e, logo em seguida, às 17h, a mesa pública “O trabalho do intérprete teatral como ofício”, ambos no Teatro Margarida Schivasappa.


Com um enfoque maior no corpo e sua relação com o espaço, a oficina ativa o estado cênico através do encontro e no jogo com o outro, disponibilizando o corpo para a improvisação e a criação da cena  fundamentada no trabalho do ator. A mesa pública propõe uma reflexão a respeito da formação do intérprete teatral sob a perspectiva do ofício.


Toda a programação integra o “Escambo: Rede Parente”, projeto contemplado pela Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz. Depois da capital paraense, o projeto vai circular por espaços culturais de Manaus (AM), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP), reunindo coletivos de teatro na promoção de mais de 50 atividades.


Serviço

- Espetáculo “Com os bolsos cheios de pão”: 29 e 30 de março, às 20h, com distribuição de ingresso a partir de 14h;

- Oficina “A escuta do corpo”: dia 30 de março, das 9h às 13h, inscrições abertas, acesse aqui

- Mesa Pública “O trabalho do intérprete teatral como ofício”: 30 de março, às 17h, inscrições abertas, acesse aqui

Programação gratuita no Teatro Margarida Schivasappa, na avenida Gentil Bittencourt, nº 650, no bairro de Nazaré, em Belém.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cultura