Em Belém, para incentivar a igualdade de gênero no campo científico, o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, vai realizar a terceira edição do evento "Tech no Papo", que destaca o papel das mulheres na ciência, em laboratórios de desenvolvimento científico e tecnológico da região, e vai ainda debater as dificuldades e oportunidades para a pesquisa no estado.
O evento, que também é alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de Março, vai reunir profissionais, pesquisadoras e acadêmicas em mesas redondas, na próxima quarta-feira (6), de 14h às 16h, no auditório do Espaço Inovação, no PCT Guamá.
"Uma programação como essa com mulheres líderes em agências de fomento, secretarias, laboratórios de pesquisa de ponta, inovadora e com potencial empreendedor, mostra para as mais jovens a realidade dos desafios enfrentados, mas também é um sopro de esperança para o desenvolvimento de mais oportunidades e visibilidade para mulheres que contribuem com o desenvolvimento do Estado. É sobre reconhecer, criar vínculos e se enxergar em um local possível para todas as mulheres", destaca Ângela Nascimento, assistente técnica da Fundação Guamá, instituição que administra o Parque.
O primeiro bate-papo vai tratar sobre as oportunidades para mulheres na pesquisa, com representantes de empresas, universidades e instituições de pesquisa. O segundo tema debatido será sobre as perspectivas, expectativas, possibilidades e desafios na ciência, com a participação de representantes de cinco laboratórios, instalados no Parque. "Teremos representações das agências de fomento explicando de que forma as mulheres conseguem fomentar as suas pesquisas e negócios e para aquelas que desejam seguir a carreira da pesquisa, é possível se inspirar na jornada de várias pesquisadoras que capitaneiam o processo científico na nossa região. Será um bate-papo agradável, num formato despojado e confortável que vale super a pena assistir, contribuir e construir. Vamos conquistar os ambientes de inovação, empreendimento e pesquisa", declara Ângela.
No PCT Guamá, as mulheres ocupam espaços nas coordenações, gerências, supervisões, são líderes e CEOs de empreendimentos, atuam como bolsistas de pós-graduação e afins. Quase metade dos 43 empreendimentos residentes do Parque são representados e liderados por mulheres. Dessa maneira o complexo oferece condições para o protagonismo e a equidade feminina seja uma realidade no ambiente de inovação, explica a equipe de organização do evento.
A programação no auditório do PCT Guamá, também será transmitida de maneira online para participantes no Centro de Inovações Aces Tapajós, ambiente de inovação, localizado no município de Santarém, região do Baixo Amazonas.
Fonte: Agência Pará
Foto: Alex Ribeiro/ Ag. Brasil