O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou, nesta sexta-feira (3), o pedido de concessão de efeito suspensivo feito pelo departamento jurÃdico do Paysandu, e reduziu liminarmente de nove para dois jogos a suspensão imposta ao técnico Hélio dos Anjos - um já foi cumprido.
O STJD ainda realizará o julgamento definitivo do recurso, ocasião em que pode confirmar a redução para dois jogos ou decidir de maneira diversa.
O treinador foi julgado pela expulsão na partida de abertura do quadrangular do Campeonato Brasileiro da Série C, contra o Volta Redonda-RJ, no Estádio Banpará Curuzu, quando foi denunciado pelo árbitro Gustavo Ervino Bauermann por atos homofóbicos praticados pelo treinador na partida contra o Volta Redonda, pela 2ª fase da Série C no Brasileirão.
"Expulsei de maneira direta por, após o quarto árbitro levantar a placa de acréscimos, o mesmo [Hélio dos Anjos] proferiu aos gritos as seguintes palavras: ‘Vai tomar no cu caralho, só 5 minutos’. Após ser expulso, o referido treinador continuou: ‘Tá de sacanagem, veio aqui roubar nós’. Após o término da partida, o treinador invadiu o campo de jogo e foi atrás do assistente número 1, Bruno Muller, proferindo as seguintes palavras: ‘seu veadinho, vai tomar no cu, veado, veadinho’. Relato ainda que, quando o quinteto de arbitragem estava saindo do campo de jogo, no término da partida, o técnico veio atrás e proferiu as seguintes palavras: ‘Seu pipoqueiro, pipoqueiro, pipoqueiro", escreveu Bauermann, na ocasião.
Como já cumpriu uma partida de suspensão, Hélio dos Anjos terá de cumprir apenas mais um jogo em competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), caso a decisão liminar venha a ser confirmada quando do julgamento definitivo do recurso.