Belém, PA - A programação gratuita do projeto "Oralidades", que o Instituto Arraial do Pavulagem realiza às 18h deste sábado (18), no Boulevard da Gastronomia, traz atividades educacionais e ciclos de conversas sobre o protagonismo feminino no Arraial do Pavulagem. “Muitas vezes me questiono sobre a pouca presença de mulheres em papeis de destaque nas brincadeiras de boi", pondera Tia Fausta, uma das Mestras convidadas, do município do Acará. "Essa realidade persiste não só no Acará, mas também em outros lugares. Participar do 'Oralidades' é uma oportunidade não apenas de falar sobre trabalho e vivências, mas também de inspirar outras mulheres a se colocarem como líderes de cultura”.
O projeto faz parte da programação do Arraial e sempre ocorre durante as preparações para os Arrastões, trazendo alegria para oficineiros e público com as palestras que fazem parte do conteúdo programático das Oficinas do Pavulagem. Iniciando às 18h, a programação terá a mediação de Ester Sá, atriz e pesquisadora, que conduzirá as atividades.
Após o ciclo de conversa, já às 20h, ocorrerá a apresentação musical do grupo ‘Roda Cantada’, formado por 12 pessoas, músicos do Batalhão da Estrela e instrutores das Oficinas do Pavulagem e que, tradicionalmente, se apresenta na concentração dos Arrastões tocando toadas de boi, xotes, carimbós, quadrilhas e músicas que marcam a trajetória do arraial. Além disso, a apresentação terá participação das mestras convidadas, de Júnior Soares e Ronaldo Silva, músicos e co-fundadores do Arraial, e de Íris da Selva.
Celebrando 36 anos de história, os arrastões do Arraial do Pavulagem serão nos dias 16, 23 e 30 de junho e em 7 de julho. Este ano, o tema "Arraial do Saber" celebra a sabedoria ancestral das mestras da cultura popular do Pará, destacando o papel fundamental das mulheres na preservação dos tesouros imateriais da Amazônia, enfatizando a representação da natureza-mãe, fonte de força e criação.
A criação e produção do 36º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (SECULT), Governo do Pará e em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel.
Programação/Boulevard da Gastronomia
18h
Ciclo de Palestras “Ouvindo vozes femininas da Cultura Paraense Ancestral” com:
Mestra Iracema Oliveira - Artista-guardiã do Pássaro Junino “Tucano” e de outros folguedos populares de Belém;
Tia Fausta - Ama do Boi “Resolvido”, mestra-compositora da Comunidade Quilombola de Guajará-Miri, baixo Acará;
Mestra Cerena Aurora - Multiartista, animadora do boi “Catavento” e da brincadeira de arvoredo, Cordão de Pássaro “Bem-te-vi”, representante do município de Viseu
Jorgete Lago - professora titular na UEPA, doutora em Etnomusicologia pela UFBA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Realiza estudos sobre o protagonismo de mulheres, estudos de gênero, raça e classe.
20h
Show do grupo “Roda Cantada”, com participação das mestras convidadas e de Júnior Soares e Ronaldo Silva, músicos e co-fundadores do Arraial do Pavulagem, e de Íris da Selva.
Agência Belém
Foto: Joyce Ferreira/Comus