Quadra Junina

‘Parárraiá’: cerca de 150 mil pessoas são aguardadas na última noite do evento

Já classificado como um dos maiores eventos juninos do país, festival promovido pelo Governo do Pará terá, neste domingo, shows de Xand Avião, Joelma, João Gomes, Pinduca e Carabao.

16/06/2024 17:18
‘Parárraiá’: cerca de 150 mil pessoas são aguardadas na última noite do evento

Belém, PA - O "Parárraiá" terá sua última noite de atrações neste domingo, 16 com shows de Xand Avião, Joelma, João Gomes, Pinduca e Carabao, além das apresentações das quadrilhas Paraíso Junino e Tradição Junina. A expectativa é de que o público de 150 mil pessoas, registrado na terceira noite do evento, neste sábado, se repita também hoje à noite.


As atrações do terceiro dia do "Parárraiá, o São João da Amazônia", apresentou ao público os sucessos de Manu Bahtidão, Dennis DJ, Nattan, Xeiro Verde e a aparelhagem Príncipe Negrom, na estrutura montada no estacionamento do Mangueirão, em Belém. O evento é uma promoção do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura  (Secult).


Ampliação


O governador do Pará, Helder Barbalho, esteve na terceira noite da programação, e anunciou o show de Nattan, uma das atrações mais esperadas. Antes de chamar o cantor cearense, o governador adiantou uma boa notícia: no próximo ano, o "Parárraiá" será ampliado.


“Ano que vem serão dois finais de semana. Vamos trazer mais atrações, valorizar a cultura local, ter um espaço para as quadrilhas se apresentarem. Poder incrementar cada vez mais o maior festival junino da Amazônia. E nós vamos trabalhar para isso”, garantiu Helder Barbalho.


Ele ainda frisou a importância de Belém sediar um grande evento junino. “Eu estou muito feliz de ver Belém sediar o maior festival junino da Amazônia. Um festival organizado, com mais de 100 mil pessoas. Lotou tudo. Elas acompanharam as quadrilhas, aparelhagens, shows nacionais e locais. Isso garante que Belém entre na rota de grandes eventos.


Apresentadora surpresa


A apresentadora Regina Casé foi a surpresa da noite ao anunciar o show de Manu Bahtidão. Ela ressaltou a importância do evento para o Estado. “São João na Amazônia. Tenho paixão pelo Estado e pela floresta. Noite de celebração, música e muita dança. São João no Pará é um encontro com as tradições”, disse Regina.


Um "São João" que garantiu ao público total animação. O motorista Breno Costa, 29 anos, chegou cedo ao estacionamento do Novo Mangueirão, acompanhado pela esposa e por amigos, para ver pincipalmente o show de Nattan. “É o primeiro dia que eu venho. Eu escolhi por causa do show do Nattanzinho. Vou ficar até de manhã”, informou.


Quadrilhas


Além dos shows, o público vibrou com a evolução das quadrilhas juninas Balão de Ouro e Rainha da Juventude. “Trouxe meus netos para aproveitarem e conhecerem mais da cultura junina. Olha como eles estão animados”, disse a aposentada Telma Bezerra, 68 anos, ao lado dos netos Caio, 12 anos, e João Miguel, 8 anos.


Economia criativa


Além das muitas atrações no palco, o "Parárraia" oferece a Feira de Economia Criativa. Com a curadoria da Secult, a Feira tem 20 espaços voltados à comercialização de produtos artesanais, como joias, acessórios, roupas, óleos e peças em paper craft.


“É um espaço muito importante para quem empreende em Belém, para a gente que trabalha com produtos regionais. As pessoas valorizam muito. E aqui eles sempre compram as que estão com a bandeira do Pará. A gente usa muito e também presenteia”, disse a empreendedora Paola Richeder, 32 anos, que vende camisas com temáticas regionais.


No espaço da Feira também há apresentações culturais. No sábado, a atração foi o grupo Sabor Marajoara. Neste domingo (16), o público assistirá ao Boi Veludo.


Segurança


Com planejamento elaborado pelos órgãos de segurança do Pará, mais de mil agentes atuam em cada noite do evento. O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), instalado no estacionamento, coordena as ações e registra ocorrências.

As ações das forças de segurança contam com o apoio de uma nova ferramenta tecnológica, o “IMEIGUARD”, que permite a identificação e recuperação de celulares roubados e furtados, inibindo a prática desses crimes.


Programação da última noite do "Parárraiá"

Domingo, dia 16: Xand Avião, Joelma, João Gomes, Pinduca e Carabao. Quadrilhas Paraíso Junino e Tradição Junina. 

Local: Estacionamento do Novo Mangueirão, na Rodovia Augusto Montenegro, em Belém, a partir de 18h. Entrada gratuita. Há venda de camarotes pelo site: www.brasilticket.combr

Mais informações: https://www.instagram.com/saojoaopararraia/

É proibida a entrada de mochilas, armas, garrafas de vidro e qualquer objeto cortante. As vendas dos tickets de acesso de veículos ao estacionamento são feitas antecipadamente. As vagas são limitadas.


Foto: Secult/PA

Mais matérias Cultura