Cidadania

Os desafios de uma secretaria que nasce para defender os direitos da mulher

Recém criada em âmbito municipal, a Secretaria da Mulher vai capacitar, promover e proteger o público feminino belenense com políticas e promoção social

23/02/2025, 15:17
Os desafios de uma secretaria que nasce para defender os direitos da mulher

Belém, PA - Com o objetivo de promover o acesso a direitos, capacitar as mulheres nas mais diferentes áreas e combater as violências de gênero, a Prefeitura de Belém criou a Secretaria Municipal da Mulher. A pasta será comanda por Silvane Ferraz, que foi também a vereadora mais votada de Belém, nas eleições municipais do ano passado. O projeto é também um dos compromissos de campanha do prefeito de Belém, Igor Normando.


Além das boas-vindas aos funcionários, Silvane Ferraz e Brenda Paes, secretária executiva da pasta, apresentaram os objetivos e as competências da nova Secretaria. A garantia de direitos, o respeito às mulheres, o incentivo à independência econômica feminina e o combate às diversas violências que as mulheres enfrentam foram traçados como ponto crucial do projeto.


A violência sexual, patrimonial e psicológica também esteve entre os temas apresentados ao corpo técnico da Pasta como meta para realizar um trabalho assertivo e de resultados práticos. “Para isso, realizamos uma seleção minuciosa de servidores e formamos uma equipe multidisciplinar, que conta com psicólogos, enfermeiros, advogados, assistentes sociais, odontólogos, pedagogos, entre outros profissionais”, explicou Silvane Ferraz.


Dos 25 servidores que inicialmente trabalham na Secretaria, 90% são formados por mulheres.


A Secretaria da Mulher foi inaugurada com 25 servidores - 90% deles do sexo feminino. É a primeira vez que a prefeitura de Belém tem uma secretaria exclusiva voltada para as mulheres. Uma ação que, de acordo com a titular da pasta, só foi possível devido à “sensibilidade do prefeito Igor Normando em criar uma secretaria com o objetivo de promover políticas públicas efetivas para a transformação da vida das mulheres de Belém”.


Projetos iniciais


Ferraz explicou, ainda, que a secretaria vai trabalhar, inicialmente, três projetos: o “Saúde Itinerante”, que levará ações de saúde para as mulheres nos bairros de Belém; o “Projeto Cegonha”, voltado para o acolhimento de mães do pré-natal ao parto, com acesso a exames, vacinação, consulta e a um enxoval completo denominado 'kit cegonha'; e o projeto “Mulher 360”, que vai capacitar e criar condições para que mulheres garantam renda própria e, assim, encerrem ciclos de dependência financeira de seus companheiros, o que, em muitos casos, resulta também num ciclo de violência doméstica.


Sobre esse último projeto, Brenda Paes explica que o objetivo é ofertar cursos nas mais diferentes áreas, como beleza, saúde, gestão de negócios, além de oferecer linhas de crédito para que as mulheres atendidas iniciem seus próprios empreendimentos.

“Nesse primeiro momento estamos realizando pesquisas, vamos levar ações para os bairros, como a consultoria jurídica. Estamos mapeando as necessidades das mulheres da cidade e vamos ampliar cada vez mais nossos serviços”, explica. 


A titular da Pasta, Silvane Ferraz, explica que a avaliação de todas essas ações será feita em dezembro deste ano, quando a secretária espera ter alcançado um grande número de mulheres e ter contribuído para transformar vidas e ajudar a escrever novas e boas histórias. E isso tudo com a parceria e o olhar atento e sensível do prefeito Igor Normando.


“O Igor é um prefeito que valoriza as mulheres dentro da sua gestão. Ele sempre reforçou que nós, mulheres, somos a maioria, mas que nossos direitos são pouco valorizados e que, por isso, nós precisávamos criar a Secretaria da Mulher. Eu estou muito honrada de estar criando um time técnico, um time de resultados, para que daqui a um ano eu tenha certeza de que vamos poder fazer essa prestação de contas com ótimos resultados”, finalizou a secretária.


Foto: Jader Paes/ Ag. Belém

Mais matérias Cidades