Encontro

Órgãos avaliam as ações de combate à poluição sonora em Belém

O objetivo foi debater a efetividade das ações para combater o desrespeito constante na cidade

19/10/2023 17:18
Órgãos avaliam as ações de combate à poluição sonora em Belém

As instituições municipais e estaduais que integram o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), além do Ministério Público, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da Guarda Municipal de Belém, para avaliar as medidas que já foram realizadas na cidade em relação ao combate à poluição sonora.

Conforme o inspetor-geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro, que atua como secretário-executivo do GGIM, o encontro serviu para analisar as medidas já adotadas, além de traçar novas estratégias mais duras visando a efetividade de combater o desrespeito constante por partes de estabelecimentos, sons automotivos, carros de publicidade e, em especial, os conflitos de poluição sonora e perturbação de sossego entre vizinhos.

“Hoje nós apresentamos para o Ministério Público e para o colegiado o relatório do que foi feito para diminuir essa problemática, e também discutimos novas ferramentas para que as ações sejam mais efetivas.  Tivemos uma redução, em termos de comparativos com o início do ano”, explicou, Joel.  

“Parabenizo o grupo de trabalho pelo que foi feito, contudo, precisamos otimizar esse serviço de fiscalização para que tenhamos um diagnóstico de redução mais preciso", declarou o promotor de justiça, Domingos Sávio.

Participaram representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Centro Integrado de Operações  (CIOp), Corpo de Bombeiros, Batalhão de Policiamento Ambiental- BPA, Divisão Especializada de meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Organização Pública, Conselho Municipal de Entorpecente (Comen) e Guarda Municipal.  

 Estatística - Durante a reunião, a Inspetora Joanna Melo apresentou os dados alcançados após as ações educativas e de fiscalização no bairro da Pedreira, local apontado como o maior índice de denúncias relacionadas à poluição sonora e perturbação de sossego.

 Segundo os dados fornecidos pelo CIOp, entre os meses de janeiro a abril, o bairro da Pedreira, teve 1.709 registros de ocorrência. Após as ações, que se iniciaram no dia 27 abril, as denúncias dessa natureza, entre os meses de maio a setembro, diminuíram para 1.330, uma redução de 22,17%.

Agência Belém

Mais matérias Cidades