São Paulo, SP - A Nestlé e a UNESCO ampliaram o prazo de inscrições da 2ª edição do Youth Impact: Because You Matter. Até o dia 15 de abril, jovens com idades entre 18 e 30 anos, podem submeter projetos de sustentabilidade, com impacto na frente ambiental ou social.
Os selecionados ganharão US$8.500 (cerca de R$48.000) para impulsionar a iniciativa, além de mentorias e treinamentos individuais. A inscrições podem ser feitas pelo link.
A iniciativa é global e vai subsidiar 100 projetos liderados por pessoas jovens, que tenham como objetivo a resiliência e a sustentabilidade dos sistemas alimentares. Youth Impact pretende ajudar 500 mil pessoas direta ou indiretamente.
A ação vai investir no desenvolvimento e lançamento de ideias de negócios que possam tornar a produção, o processamento, o transporte e o consumo de alimentos mais resilientes e sustentáveis. Ao mesmo tempo, procurará fortalecer as economias e alavancar a presença de jovens no mercado de trabalho.
A ação, lançada como piloto na América Latina em 2023 foi essencial para a nova edição. À época, dois projetos brasileiros foram selecionados: o Afroricas, voltado à carreira e finanças de mulheres negras e outro de ensino de português para imigrantes e refugiados que vêm ao Brasil. Ao todo, foram impulsionados 20 jovens líderes na América Latina, e os resultados alcançaram 130 mil pessoas.
Para as lideranças selecionadas, o Youth Impact: Because You Matter vai também fornecer treinamentos e programas de orientação, adaptados às suas necessidades e prioridades. Esses treinamentos serão desenvolvidos, em parte, pela Plataforma de Empreendedorismo Jovem (YEP) da Nestlé, que servirá como o núcleo central do programa de capacitação que durará seis meses.
O programa está em linha com a iniciativa global Nestlé needs YOUth, que já apoiou dez milhões de jovens a ter acesso a oportunidades econômicas na última década.
A iniciativa Nestlé needs YOUth é parte da estratégia global da companhia, que inclui o apoio à juventude para que desenvolvam as qualificações necessárias para o futuro, até 2030, para fomentar a próxima geração de colaboradores, agroempreendedores e empreendedores da indústria alimentícia.
Foto: Bloomberg Philanthropies /Divulgação