Neste domingo (2), o cenário musical do Pará se entristeceu com a partida do cantor e compositor Tonny Brasil. A notícia foi confirmada por familiares e amigos, marcando a perda de um dos maiores ícones do brega paraense.
Tonny Brasil estava internado no Hospital Pronto Socorro Mário Pinotti, conhecido como PSM da 14. A causa da morte do artista não foi divulgada.
Em abril deste ano, Tonny enfrentou um grave episódio de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que resultou em sua internação no Pronto-Socorro do Guamá.
SUCESSOS
Relembre alguns sucessos:
PAI DO TECNOBREGA
A contribuição de Tonny Brasil para o tecnobrega, uma versão mais acelerada e moderna do brega original, é inegável. Muitas de suas músicas se tornaram verdadeiros hinos paraenses, ajudando a destacar o gênero musical além do Estado.
Nesse contexto, Tonny gostava de afirmar que é o criador do tecnobrega. A declaração gerou polêmicas, especialmente entre outros artistas locais que também reivindicavam a criação do tecnobrega.
Oficialmente, Tonny Brasil foi reconhecido como criador do tecnobrega pela Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), o que intensificou ainda mais a discussão sobre o assunto.
"Me vejo como o criador, e isso agora está certificado pelo Estado, não se pode mudar. Mas não gosto desse título de pai. Dei a ideia, mostrei a possibilidade, não escondi a fórmula. Depois, cada um foi para um canto. Quem deu o estopim, é inegável, fui eu", disse Tonny Brasil em entrevista em janeiro deste ano.
REPERCUSSÃO
Deixando de lado a polêmica sobre a criação do tecnobrega, a morte de Tonny Brasil foi muito lamentada nas redes sociais. Além de fãs, artistas locais expressaram admiração e inspiração por toda a carreira de um dos maiores ícones da música paraense.
O DJ Marcos Maderito, da banda Gang do Eletro, afirmou que Tonny Brasil o chamava de herdeiro do tecnobrega e prometeu valorizar esse legado.
Já o cantor Félix Robatto utilizou suas redes sociais para descrever Tonny Brasil como, “Criativo, inovador, original, tecnológico, periférico, paraense!”.
Fonte: DOL
Foto: Reprodução redes sociais