BrasÃlia (DF) - A TV Brasil dará inÃcio, neste sábado, 27, à s transmissões 'ao vivo’ de jogos do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, equivalente à Primeira Divisão do futebol feminino no Brasil. Até então, somente algumas partidas eram televisionadas pelo SportTV, da Rede Globo, em canal fechado.
No sábado, a emissora pública irá transmitir dois confrontos válidos pela sétima rodada do torneio, que reúne os maiores times da categoria. Grêmio (RS) e AvaÃ-Kindermann (SC) se enfrentam à s 11h, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. À tarde, a partir das 15h, Botafogo (RJ) e Atlético Mineiro (MG) jogam no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
O Grêmio ocupa a oitava posição na tabela, com nove pontos. O Botafogo soma seis pontos e está em 11º lugar. O time do AvaÃ-Kindermann tem um ponto no torneio e ocupa a 15a colocação, seguido do Atlético Mineiro, em 16º e sem ter marcado nenhum ponto.
Estratégia
A cobertura dos jogos do Brasileirão Série A1 faz parte da estratégia da TV Brasil de intensificar a presença do esporte feminino na sua programação. A emissora também transmite a Liga de Basquete Feminino (LBF) e exibiu a participação da Seleção Brasileira Feminina no torneio SheBelieves.
Além da Série A1, estão previstas as transmissões das semifinais e finais de campeonatos femininos de futebol de outras categorias. A jornada esportiva da TV Brasil terá inÃcio sempre 15 minutos antes do inÃcio dos jogos, trazendo detalhes da beira do gramado e informações sobre as equipes, a exemplo do que já acontece, há muitos anos, com o futebol masculino.
Brasileirão A1
Com 16 clubes, a edição de 2024 da Série A1 reúne a elite do futebol feminino brasileiro e terá seis meses de disputa. A final está programada para o dia 22 de setembro. Os times que participam são América (MG), Atlético Mineiro (MG), AvaÃ-Kindermann (SC), Botafogo (RJ), Corinthians (SP), Cruzeiro (MG), Ferroviária (SP), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Grêmio (RS), Internacional (RS), Palmeiras (SP), Real BrasÃlia (DF), Red Bull Bragantino (SP), Santos (SP) e São Paulo (SP).
Foto: Fábio Pinel/Atlético-MG