Histórico

João Fonseca faz história, atropela Rublev e avança no Australian Open

Na próxima rodada, o carioca pega o italiano Lorenzo Sonego

14/01/2025 09:25
João Fonseca faz história, atropela Rublev e avança no Australian Open

Até a ATP já admite: esse garoto é especial. Com uma atuação fantástica, o brasileiro João Fonseca venceu o russo Andrey Rublev por 3 sets a 0, parciais de 7/6 [1], 6/3 e 7/6 [5], nesta terça-feira (14), e avançou para a 2ª rodada do Australian Open.

 

Na próxima rodada, o carioca pega o italiano Lorenzo Sonego, que passou pelo suíço Stan Wawrinka por 3 sets a 1. A partida ainda terá dia e horário definidos pela organização em breve.

 

A vitória de Fonseca, de apenas 18 anos, é ainda mais incrível porque o jogo foi sua estreia em uma fase principal de Grand Slam.

 

No entanto, ele não se intimidou em nenhum momento e colocou Rublev, atual nº 9 do ranking mundial, para "sambar" em quadra, deixando o europeu extremamente irritado com a incapacidade de reagir.

 

O 1º set foi bastante tenso, sem quebras de saque até o tie break. Na hora do desempate, porém, João foi cirúrgico, amassando o adversário e abrindo 1 a 0 no jogo.

 

No retorno, Fonseca continuou em ritmo enlouquecedor, matando Rublev com aces imparáveis para colocar 2 a 0 no placar geral.

 

O 3º set viu Rublev dar tudo de si, suando muito para levar mais uma vez para o tie break. Mas o carioca foi monstruoso, ganhando o desempate mais uma vez para fechar o jogo.

3 sets a 0, fora o baile!

 

Os brasileiros, aliás, têm muito o que comemorar nesta terça: além de João Fonseca, a tenista Bia Haddad Maia também ganhou na chave simples feminina e avançou no Australian Open.

 

O jogo

1º set

Contando com bom apoio da torcida, João Fonseca mostrou nervosismo inicial e viu Andrey Rublev vencer o 1º game do jogo com certa facilidade. No entanto, o brasileiro rapidamente se achou em quadra e confirmou seu saque na sequência, levantando os fãs de verde-e-amarelo nas arquibancadas.

 

O russo tentava impor sua experiência em quadra, e o carioca chamou a atenção ao pisar em falso durante o 4º game, chegando a cair de costas na quadra. Porém, ele colocou a cabeça no lugar e empatou o set em 2 a 2 com uma pancada no cantinho da quadra, que deixou o adversário sem reação.

 

Fonseca se destacava com seus saques fortíssimos. No 6º game, por exemplo, ele amassou o rival com aces seguidos, animando mais uma vez os torcedores brasileiros em Melbourne ao fazer 3 a 3.

 

A partida foi seguido equilibrada até o 8º game, quando Rublev pressionou e impôs o primeiro break point a João na partida. O carioca, porém, conseguiu reagir bem e se salvou, colocando 4 a 4 no placar e mostrando ao russo que estava inteiro no jogo.

 

O duelo era tenso, com os tenistas confirmando seus saques sem dar chance ao adversário. Sem surpresas, Fonseca arrebentou no saque mais uma vez no 12º game para empatar em 6 a 6 e levar o set para o tie break, com os fãs indo à loucura.

 

No game, decisivo, o brasileiro iniciou muito bem, abrindo 2 a 0 e colocando muita pressão em cima do russo. O excelente começou deixou João "invencível", com seus golpes deixando o rival sem saber o que fazer e "sambando" de um lado para o outro na quadra.

Dominando o tie break, o carioca fechou o set com um espetacular 7 a 1, "matando" Rublev com um incrível winner de devolução que levou a torcida ao delírio.

 

2º set

Vindo de dura derrota no 1º set, Rublev tentou aumentar o ritmo no retorno à quadra e colocou João contra as cordas no 2º tempo, conseguindo mais um break point. Fonseca reagiu bem mais uma vez, arrebentando o adversário com seu saque para abrir 1 a 0 e aumentar ainda mais sua confiança.

 

O russo sentiu. Já no 2º game, sua expressão facial deixou evidente o sentimento de frustração em quadra, e o brasileiro aproveitou para abrir 0-40, ficando com três break points e "chamando" os torcedores para aumentarem o barulho. A estratégia funcionou, e o nº 9 do mundo cometeu uma dupla falta para dar o 2 a 0 no set a João.

 

Fonseca sentiu o "cheiro de sangue" e continuou pressionando o adversário, que foi ficando cada vez mais abatido. Sem qualquer dificuldade, o carioca abriu 3 a 0 e, no game seguinte, fez Rublev ir até pedir instruções ao seu treinador, tamanha a incapacidade de reagir contra o jogo do adversário. O europeu acabou se encontrando e diminuiu para 3 a 1.

 

O russo tentou se reerguer, chegando a mais um break point e ficando com a faca e o queijo na mão para quebrar o adversário pela primeira vez no jogo. Só que o carioca estava inabalável. Com enorme precisão e mais apoio da torcida, ele não só se salvou como abriu 4 a 1 para encaminhar a conquista do set.

 

Na sequência do jogo, Rublev confirmou seu saque, mas João amassou no 7º game para colocar 5 a 2 no marcador e se manter com a superioridade mental sobre o duro adversário.

Jogando o fino da bola, o carioca arrebentou o russo com seu saque fortíssimo e fechou o set no seu melhor estilo: com um lindo ace que deixou o nº 9 do mundo plantado na quadra. 6 a 3 e vitória cada vez mais perto.

 

3º set

Perdendo por 2 sets a 0, Andrey Rublev se viu com uma enorme montanha para subir. As pernas foram ficando cada vez mais pesadas, e o favorito cometia muitos erros, dando dois break points a Fonseca já no game inaugural. No entanto, o europeu conseguiu confirmar seu saque, abrindo 1 a 0.

Mas a resposta do brasileiro foi fortíssima: fazendo o rival dançar na quadra, ele empatou por 1 a 1 com uma paulada inapelável no contrapé. Como esperado, a torcida até ficou de pé para aplaudir o "garoto de ouro".

 

O russo tinha que suar para conseguir fechar os games. No 3º, por exemplo, João levou até o 40-40 e vendeu caro para Rublev, que conseguiu colocar 2 a 1 no placar a muito custo.

No 4º game, o nº 9 do mundo foi para o tudo ou nada. Mesmo evidentemente irritado com seus erros, ele finalmente conseguiu ameaçar o brasileiro. A batalha foi longa, mas finalmente o favorito foi capaz de quebrar o saque do rival, abrindo 3 a 1 em Melbourne e celebrando bastante.

 

Mas a resposta de Fonseca foi rápida: com um excelente desempenho, ele devolveu a quebra logo na sequência, diminuiu para 3 a 2 e se recolocou no jogo.

 

Pingando de suor ao correr como um louco para tentar reagir no jogo, o russo conseguiu fazer 4 a 3 e teve break point no 8º game para tentar ficar em vantagem e fechar o set. Mas o jovem brasileiro estava inteiro em quadra, se recuperando e empatando em 4 a 4.

 

Com 5 a 4 no placar, o europeu colocou João á prova mais uma vez no 10º game. O europeu levou para o 40-40 e sentiu o "cheiro" do set, mas o carioca respondeu com um ace e com uma paralela absolutamente indefensável para empatar de novo: 5 a 5 e torcida enlouquecida nas arquibancadas.

 

Arriscando tudo o que conseguia, o russo voltou a ter a vantagem com 6 a 5, forçando o rival a confirmar seu serviço no 12º game para levar mais uma vez para o tie break. E foi exatamente o que Fonseca fez: de maneira inapelável, igualou em 6 a 6 e foi com tudo para o desempate.

 

Assim como no tie break do 1º set, o brasileiro iniciou de forma arrasadora, abrindo 4 a 0 e deixado Rublev cada vez mais nervoso e perdido. O europeu ensaiou reação, diminuindo para 4 a 3, mas acabou jogando na rede ao forçar a devolução de esquerda e deu o 5 a 3 ao adversário.

 

Sem mais nada a perder, o nº 9 do mundo arriscou tudo o que deu e conseguiu o 5 a 5 em uma bola fora do brasileiro. Mas João acertou uma esquerda lindíssima na paralela para chegar ao match point. E não teve jeito: 7 a 5 para Fonseca e vitória histórica na Austrália para o Brasil!

 

Fonte: ESPN

Foto: Australian open

 

Mais matérias Esportes