Belém, PA - Belém vai ganhar a primeira praça exclusiva para a primeira infância, que será adaptada onde hoje funciona o Horto Municipal, no bairro da Batista Campos, área central da cidade. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Belém neste 21 de marco, data em que é celebrado o Dia Mundial da Infância.
A expectativa é de que o horto municipal passe por uma grande reforma e também por processos de adaptação para atender a todas as necessidades das crianças, inclusive com brinquedo inclusivos e praça de alimentação. Os novos espaços serão voltados para a atenção à primeira infância, com ações de inclusão e educação ambiental.
A reestruturação do horto municipal visa atender duas pautas prioritárias mas quase sempre invisibilizadas: a primeira infância e o meio ambiente. Daí o projeto arquitetônico manter a cultura do horto municipal, de acolhimento às crianças em um ambiente seguro. Essa proposta será ampliada com a substituição de calçamentos de pedras por materiais sensorialmente mais atrativos às crianças.
Além disso, o projeto foca também na questão da inclusão, ao promover espaços que remetem à cultura indígena e à história da Amazônia, além de prever, através do desenho universal, diversos espaços para crianças com deficiência.
Primeira Infância
A Primeira Infância compreende o período que vai desde o nascimento até os seis anos de idade. É uma fase crucial no desenvolvimento humano, caracterizada por um rápido crescimento físico, emocional, cognitivo e social. De acordo com especialistas, investir nos primeiros anos de vida é de extrema importância, pois é nesse período que o cérebro da criança está em constante formação e é mais receptivo ao aprendizado.
Arte: Agência Belém