Belém, PA - O público terá a chance de assistir, a partir desta terça-feira, 15, a um dos mais premiados longas paraenses dos últimos anos. O filme Manas, que tem direção de Marianna Brennand e roteiro de Marcelo Grabowsky, estreia no circuito UCI de Cinema, às 20h, com entrada franca. O UCI é a rede de cinemas do shopping Bosque Grão Pará, na Av. Independência, em Belém.
“Manas” mostra a história de Marcielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos inserida em um meio repleto de violências dentro onde mora, sendo moradora da ilha de Marajó, junto com pai, Marcílio (Rômulo Braga), a mãe, Danielle (Fátima Macedo), e três irmãos. A menina sofre com a perda da irmã mais velha, Claudinha, que partiu para longe, após arrumar um homem que circulava pelos rios da região.
Marcielle, agora mais experiente com a vida, começa a ter uma percepção diferente em relação às suas idealizações e entendeu que elas estão presas em um ambiente marcado por dor e sofrimento. Preocupada com a irmã mais nova e ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, Marcielle decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres de sua comunidade marajoara, no combate exploração sexual infantil.
Carreira internacional
Um dado importante em relação a esse filme é que tanto o diretor brasileiro Walter Salles, de “Ainda Estou Aqui”, quanto os irmãos franceses Jean Pierre e Luc Dardenne, que têm vários prémios internacionais de cinema no currículo, apoiaram “Manas”, participando como produtores associados do longa-metragem.
O filme estreou no Festival de Veneza do ano passado e colecionou 20 premiações no circuito de festivais desde então. Abordando a temática sensível da exploração sexual infantil, "Manas" conquistou também o prêmio da crítica de Melhor Filme Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2024.
Com Dira Paes no elenco, o longa também levou o prêmio máximo da mostra Giornate Degli Autori, no Festival de Veneza, e o Prêmio Especial do Júri (concedido à atriz estreante Jamilli Corrêa), no Festival do Rio 2024.
Foto: Divulgação