O Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru irá realizar uma roda de carimbó em comemoração aos 39 anos de atuação do grupo na cena da cultura regional paraense. O evento liderado pela professora e conselheira municipal e estadual de Culturas populares, Cláudia Peniche, vai acontecer na próxima quinta-feira (07/09), na sede da Escola de Samba da Matinha. Os Curupiras, Amazônia, Iaçá de Luta, Ayrakirã, Sancari, Flor da Amazônia, Mururé, Parananin, BFAM, Eduardo Luz e os Reluzentes, Sabor Marajoara, Parasileiros, Iaçá de Luta, e Paracaboclo estão entre as atrações que vão se apresentar no palco. Quem comprar ingressos estará concorrendo a um sorteio repleto de premiações. Ingressos antecipados, ou à venda na portaria do evento.
O Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru (GEP Uirapuru) nasceu em um espaço educativo, foi criado no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), no ano de 1982, durante as aulas de Treinamento Desportivo, coordenado pela professora Luzileide Álvares posteriormente assumido pela professora, dançarina e coreógrafa Cláudia Peniche.
Pelo grupo já passaram inúmeros artistas da cidade como o cantor Jeff Moraes, a cantora Luciane Lobato ( carimbó da Maria) e o florista premiado Oneno Moraes. Assim como tem em seu time profissionais renomados no cenário parafolclórico como os dançarinos Joicy Cristina, Adrianne Azevedo, Monique Miranda, Fernanda Marinho, Ellen Oliveira, Thifany Amador, Jefferson Fernandes, Paulo Travassos, Kayê Gomes, Antônio de Paula, Kleber Palheta, Oneno Moraes, Eddy Santos e o flautista Alessandro Alves, o banjista Nelson Soeiro, os percussionista Carlos Henrique e Raimundo Titho, e a maraqueira e jornalista, Roberta Brandão, e o multi instrumentista, Pawer Martins.
“O grupo de expressões parafolclóricas Uirapuru foi o primeiro deste segmento da minha carreira de artista. Cheguei aos 15 anos de idade e estou até os dias atuais, 17 anos de GEP Uirapuru. Tudo que aprendi de manifestação folclórica , rodas de carimbó e festivais nacionais e internacionais foi com o Uirapuru. Toda essa vivência facilitou para o meu processo como instrutor e professor de música no ensino de ritmos amazônicos como o carimbó, Xote, banguê , samba de cacete e Retumbão”, explica Pawer Martins.
O GEP Uirapuru tem a característica de incluir famílias nas atividades e ter a presença de integrantes com mais de dez anos de participação. Os filhos da professora Cláudia Peniche, por exemplo, desempenham papéis fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Lucas Peniche é percussionista e estudante de Educação Física, Evelyn Peniche é mestranda em História, produtora e dançarina do grupo.
O Uirapuru possui 30 integrantes, entre músicos e dançarinos. Atualmente o grupo tem a sede localizada no Conjunto Pedro Teixeira, no bairro do Coqueiro ("Espaço Cultural Canto do Uirapuru"). No repertório apresentado pelo projeto artístico existe a presença de manifestações culturais do Pará como o carimbó, o retumbão, a marujada, o lundu e o xote.
“Um grupo que surgiu numa escola pública. Passou muitos anos dentro do IEP e depois ganhou o mundo e o Brasil e participou de muitos eventos, festivais nacionais e internacionais. Essa roda nos dá uma alegria muito grande de poder reunir essa gama tão grande de artistas e participações de vários regionais e grupos de carimbó ”, finaliza a professora, Cláudia Peniche.
Serviço:
Roda de carimbó 39 Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru
Horário: A partir das 16h
Ingresso= R$ 7,00
Local: Sede da Escola de Samba Matinha ( TV Castelo Branco, 120 )
Programação
16:00 Os Curupiras
16:30 Amazônia/Iaçá de luta
17:00 Iaçá/ Ayrakirã
17:30 Sancari
18:00 Flor da Amazônia
18:30 Mururé
19:00 Parananin
19:30 Bfam
20:00 Eduardo Luz e os reluzentes
20:30 Sabor Marajoara
21:00 Menina musical
21:30 Parasileiros
22:00 Paracabloco
Fonte: Assessoria de comunicação
Foto: Divulgação