A sessão ordinária - parte do projeto Alepa Itinerante - COP30 - foi comandada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Chicão, do MDB
Santarém, PA - Em continuidade ao projeto Alepa Itinerante - COP30, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) transformou o município de Santarém, no Baixo Amazonas, em sede temporária nesta terça-feira, 30 de setembro. Depois de uma audiência pública realizada ainda pela manhã, cerca de 30 deputados se reuniram no Barrudada Tropical Hotel durante tarde e noite para a discussão e aprovação dos oito projetos em pauta.
Dentre esses projetos estão o que vai promover a reestruturação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), proposta de autoria do governo do estado. A sessão ordinária foi comandada pelo presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), a maior parte do tempo, eventualmente sendo substituído por membros da Mesa Diretora.
O texto em questão foi o mais debatido pelos parlamentares, e teve orientação do líder do governo, deputado Iran Lima (MDB) para que a base aliada votasse a favor da matéria, recomendação essa que foi seguida à unanimidade. De acordo com a mensagem enviada pelo governador Helder Barbalho (MDB), "as inovações têm por princípio a valorização profissional, oportunizando aos servidores melhores condições para o desempenho de suas atribuições funcionais".
O projeto aprovado cria a Carreira Socioeducativa, define jornada padrão de 30 horas, prevê escalas especiais e estabelece estrutura remuneratória com vencimento-base, gratificação de escolaridade, adicional de titulação e GDAS por desempenho. Também disciplina enquadramento, progressão e regras transitórias, reorganiza o quadro em comissão e fixa que a investidura nos cargos comissionados é ato do chefe do Executivo.
O plenário aprovou ainda o Projeto de Lei Complementar (PLC) 11/2025, de autoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), que incorpora o Ministério Público de Contas do Estado à estrutura do TCE-PA a partir de 1º de janeiro de 2026, preservando atribuições constitucionais, sucedendo direitos, obrigações e acervo, revogando leis anteriores do MPC. O texto aprovado mantém válido o mandato em curso do procurador-geral de Contas até 28 de fevereiro de 2026.
Em seguida, os deputados aprovaram o PLC 13/2025, de autoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), que incorpora o Ministério Público de Contas dos Municípios ao TCM-PA, integra a estrutura administrativa, orçamentária e financeira, assegura a independência funcional dos membros e estabelece regras de transição, com efeitos imediatos para parte dos dispositivos e vigência plena a partir de 1º de janeiro de 2026.
Na pauta ordinária, foi aprovado o projeto de lei (PL) 186/2020, de autoria do ex-deputado estadual Ozório Juvenil (MDB), que denomina de Rodovia Laércio Barbalho a PA-370, ligação entre Santarém, Uruará e Mojuí dos Campos, inclusive o acesso à Hidrelétrica de Curuá-Una.
Na área da cultura, passou o PL 530/2024, de autoria da deputada Lívia Duarte (PSOL), que declara o Auto do Círio patrimônio cultural e imaterial do Pará, reconhecendo o cortejo cênico de rua associado ao Círio de Nazaré.
Na justificativa do projeto, a deputada defende que "o Auto do Círio nasceu do desejo de criar um espetáculo que os artistas pudessem homenagear Nossa Senhora de Nazaré e reinterpretar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré através do teatro de rua, sendo assim um espaço de comunhão das expressões artísticas e culturais, que através do campo da extensão, procura o estreitamento da Universidade com a sociedade".
Também foi aprovado o PL 613/2024, de autoria do deputado Josué Paiva (Republicanos), que reconhece a prática da Bíblia Manuscrita como bem cultural de natureza material e imaterial e faculta ao Executivo ações de incentivo, exposições e oficinas com entidades religiosas, sociais e culturais.
Na agenda social, o plenário confirmou o PL 265/2025, de autoria da deputada Maria do Carmo (PT), que institui a Política de Cuidado Integrado à Pessoa Idosa, articula SUS e SUAS para atenção domiciliar, define equipes multidisciplinares mínimas (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social), assegura, quando possível, a presença de cuidador, prioriza idosos que vivem sozinhos e autoriza cooperação técnica e parcerias para execução e monitoramento.
Como desdobramento das mudanças no controle externo, os deputados aprovaram ainda o PL 613/2025, de autoria do TCM-PA, que detalha a incorporação do quadro do Ministério Público de Contas dos Municípios ao Tribunal, trata da transformação/extinção de cargos, preserva cessões de servidores até 31 de dezembro de 2025 e fixa prazos para atos internos, com marcos escalonados e efeitos a partir de 1º de janeiro de 2026.
A realização da sessão em Santarém atendeu à proposta de interiorização do Alepa Itinerante - COP30: pela manhã, houve prestação de serviços de cidadania e audiência pública para colher demandas regionais, e, à tarde, a sessão ordinária transferiu simbolicamente o plenário para mais perto da população do oeste do estado, permitindo debates e deliberações sobre temas de impacto estadual.
Foto: Ozeas Santos/AID Alepa
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.