Belém, PA - O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) abre, na próxima sexta-feira (10), a Campanha Maio Amarelo 2024. O movimento é nacional e ocorre em todo o país com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade sobre os riscos de comportamentos imprudentes no trânsito.
Com o tema "Paz no trânsito começa por você", a campanha deste ano quer estimular a sociedade a debater o assunto em todos os ambientes. Nacionalmente, a campanha é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro.
No Pará, entre 2022 e 2023 houve uma redução de 65% no número de acidentes, em geral, nas rodovias estaduais e de 7% de mortes no trânsito de todo o Estado. A maioria dos sinistros tem como causas a falta de atenção, a perda do equilíbrio do veículo (motocicletas), a alcoolemia e o excesso de velocidade.
No Estado, o Detran é um dos órgãos parceiros do Observatório na realização da campanha, que terá como foco a redução de sinistros em todo o Estado, especialmente os acidentes envolvendo motociclistas.
Em 2021, o número de sinistros com motos no País bateu recorde, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). No mesmo ano, o Sistema Único de Saúde, que ano passado gastou R$ 15,78 bilhões com despesas médicas de acidentados por motos, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).
Em 2023 foram registradas mais de mil ocorrências de sinistros envolvendo motociclistas no Pará. A programação do Detran será aberta às 7h, com o pit stop educativo para motociclistas que, na oportunidade, serão abordados pelos agentes de educação com laços amarelos e adesivos com alertas de segurança. O evento ocorre no estacionamento da Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) com a presença de órgãos federais, estaduais e municipais de trânsito.
A programação segue até o final do mês com palestras nas escolas e empresas e ações em vias públicas com o tema do capacete e outros fatores de risco, como ultrapassagem perigosa, excesso de velocidade, alcoolemia, cinto de segurança e uso do celular na direção.
Agência Pará
Foto: Leandro Oliveira/Detran