ma das grandes polêmicas na campanha à Prefeitura de Belém este ano - os ônibus elétricos - parece que ficou no esquecimento e nada mais se comenta sobre. Afinal, onde estão os ônibus elétricos comprados pela gestão Edmilson Rodrigues, do Psol? Questionada sobre os veículos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informa que em Belém há cinco ônibus elétricos que já estão em operação na primeira linha experimental.
A pergunta é: quem viu? Quem já utilizou? Alguém sabe, pelo menos, a cor desses veículos? A Semob segue informando que essa linha “experimental” está circulando no serviço expresso, com paradas nos terminais Mangueirão e São Brás, utilizando a canaleta do BRT. “As viagens ocorrem de segunda-feira a sábado, nos turnos matutino e vespertino, com a tarifa de R$ 4, a inteira, R$ 2, a meia, e gratuidade garantida”.
A
linha “experimental” entrou em fase de teste com passageiros no dia
13 de setembro passado, a princípio com seis viagens por turno, e
posteriormente passou para oito viagens. “A vantagem dessa linha experimental
é que o passageiro pode se programar, pois os horários são previamente
informados nos totens instalados nos terminais”.
Saindo
do Terminal Mangueirão, as viagens se iniciam, de manhã, às 6h15, e o
término, às 9h10. À tarde e à noite, iniciam às 16h45, sendo a última às 19h40,
de segunda à sexta-feira. Aos sábados, a primeira viagem é às
6h45 e a última, às 9h35. No período vespertino, a primeira viagem sai às
16h50, e a última às 19h20, saindo do Terminal Mangueirão.
As
saídas pelo Terminal São Brás, de segunda à sexta-feira, são às 6h45, a
primeira, e às 9h40, a última. No período tarde-noite, a primeira viagem é às
17h15 e a última, às 20h10. No sábado, a primeira viagem sai de São Brás
às 7h15 e a última, às 10h05. Na tarde e noite, a operação começa às 17h20
e se encerra às 19h50.
Motoristas capacitados
Ainda
segundo a Semob, por ser um ônibus diferenciado e para manter a segurança, os
motoristas que operam a linha “experimental” passaram por
treinamento, antes das viagens com passageiros iniciarem, para que
pudessem aprender a regenerar a energia, tanto na parte de declive, como no
freio.
“O
modelo é 100% elétrico, mais moderno e eficiente do mercado. Se caracteriza por
ser zero emissão de poluentes e ruídos. São construídos em monobloco, ao invés
de chassi e carroceria, como nos ônibus tradicionais, tornando os veículos mais
leves, seguros, econômicos e causando menor impacto no pavimento asfáltico. A
cabine do motorista possui direção moderna com controladores, monitor para as
câmeras internas e externas e retrovisores digitais internos”, explica a
Semob.
Pedras no caminho
Um
dos grandes entraves, antes e durante a campanha à Prefeitura de Belém, em
relação a esses ônibus, foi a ação do Tribunal de Contas dos Municípios do
Pará (TCM), que descobriu incorreções na compra dos veículos e suspendeu a
circulação deles. Mas o mesmo Tribunal realizou, no dia
12 deste mês, uma nova reunião com a Semob para avaliar a
execução da implantação do projeto-piloto.
Segundo
o TCM, a conselheira Ann Pontes, relatora das prestações de contas da
Semob, auxiliou tecnicamente a Semob a resolver as pendências da contratação,
como, por exemplo, a necessidade de aquisição de seguro para os veículos.
Visitas e apoio
As
visitas técnicas do TCM à Semob fazem parte da fiscalização, como
Participaram
da reunião o diretor-geral da Semob, José Roberto, e sua equipe técnica. Pelo
TCM participaram os servidores Bruno Gomes, Christian Lago, Jeferson Pereira e
Thiago Peixoto. Bruno Gomes, que coordena o trabalho de auditoria,
esclareceu que o Tribunal está acompanhando, em tempo real, a
execução do contrato e do termo de compromisso assinado entre a Semob e
a empresa TEVX Motors Group. O trabalho
Elementos diferenciados
Segundo
ainda Bruno Gomes, o Tribunal está verificando nessa primeira
fase como estão sendo realizados testes da trafegabilidade dos ônibus
e das rotas definidas. “Conseguimos avaliar se as rotas oferecidas vão atender
as necessidades dos usuários, até porque os ônibus têm especificidades como
piso baixo. Verificamos também a questão da temperatura do ar
condicionado e da internet”, disse.
Preliminarmente,
a avaliação dos auditores do TCM foi satisfatória. Os veículos são
equipados com ar-condicionado, wi-fi, carregadores de celular
disponíveis aos passageiros e vidros com tratamento UV, influenciando na
temperatura interna.
O
piso baixo, sem degrau, permite a acessibilidade das pessoas com dificuldade de
locomoção, idosos, crianças e pessoas com deficiências no embarque e
desembarque.
Papo Reto
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