Cinco ônibus da frota comprada pela prefeitura estão em circulação, diz Semob; melhorou?

Veículos “high tech” operam linha experimental desde 13 de setembro, cobrando tarifas de R$ 2 a R$ 4 e com paradas programadas nos terminais Mangueirão e São Brás.

22/11/2024 12:30
Cinco ônibus da frota comprada pela prefeitura estão em circulação, diz Semob; melhorou?
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ma das grandes polêmicas na campanha à Prefeitura de Belém este ano - os ônibus elétricos - parece que ficou no esquecimento e nada mais se comenta sobre. Afinal, onde estão os ônibus elétricos comprados pela gestão Edmilson Rodrigues, do Psol? Questionada sobre os veículos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informa que em Belém há cinco ônibus elétricos que já estão em operação na primeira linha experimental.


Operação dos veículos tem sido acompanhada por técnicos do TCM, tanto quanto o cumprimento do contrato e compromissos afins/Fotos: Divulgação.

A pergunta é: quem viu? Quem já utilizou? Alguém sabe, pelo menos, a cor desses veículos? A Semob segue informando que essa linha “experimental” está circulando no serviço expresso, com paradas nos terminais Mangueirão e São Brás, utilizando a canaleta do BRT. “As viagens ocorrem de segunda-feira a sábado, nos turnos matutino e vespertino, com a tarifa de R$ 4, a inteira, R$ 2, a meia, e gratuidade garantida”. 

 

A linha “experimental” entrou em fase de teste com passageiros no dia 13 de setembro passado, a princípio com seis viagens por turno, e posteriormente passou para oito viagens. “A vantagem dessa linha experimental é que o passageiro pode se programar, pois os horários são previamente informados nos totens instalados nos terminais”.

 

Saindo do Terminal Mangueirão, as viagens se iniciam, de manhã, às 6h15, e o término, às 9h10. À tarde e à noite, iniciam às 16h45, sendo a última às 19h40, de segunda à sexta-feira. Aos sábados, a primeira viagem é às 6h45 e a última, às 9h35. No período vespertino, a primeira viagem sai às 16h50, e a última às 19h20, saindo do Terminal Mangueirão. 

 

As saídas pelo Terminal São Brás, de segunda à sexta-feira, são às 6h45, a primeira, e às 9h40, a última. No período tarde-noite, a primeira viagem é às 17h15 e a última, às 20h10. No sábado, a primeira viagem sai de São Brás às 7h15 e a última, às 10h05. Na tarde e noite, a operação começa às 17h20 e se encerra às 19h50. 

 

Motoristas capacitados

 

Ainda segundo a Semob, por ser um ônibus diferenciado e para manter a segurança, os motoristas que operam a linha “experimental” passaram por treinamento, antes das viagens com passageiros iniciarem, para que pudessem aprender a regenerar a energia, tanto na parte de declive, como no freio. 

 

“O modelo é 100% elétrico, mais moderno e eficiente do mercado. Se caracteriza por ser zero emissão de poluentes e ruídos. São construídos em monobloco, ao invés de chassi e carroceria, como nos ônibus tradicionais, tornando os veículos mais leves, seguros, econômicos e causando menor impacto no pavimento asfáltico. A cabine do motorista possui direção moderna com controladores, monitor para as câmeras internas e externas e retrovisores digitais internos”, explica a Semob. 

 

Pedras no caminho 

 

Um dos grandes entraves, antes e durante a campanha à Prefeitura de Belém, em relação a esses ônibus, foi a ação do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM), que descobriu incorreções na compra dos veículos e suspendeu a circulação deles.   Mas o mesmo Tribunal realizou, no dia 12 deste mês, uma nova reunião com a Semob para avaliar a execução da implantação do projeto-piloto.  

 

Segundo o TCM, a conselheira Ann Pontes, relatora das prestações de contas da Semob, auxiliou tecnicamente a Semob a resolver as pendências da contratação, como, por exemplo, a necessidade de aquisição de seguro para os veículos.

   

Visitas e apoio

 

As visitas técnicas do TCM à Semob fazem parte da fiscalização, como acompanhamento, do cumprimento da execução do Contrato Nº 02/2024-Semob e do Termo de Compromisso Nº 01/2024.  Depois da reunião na sede da Semob, houve uma visita técnica ao local onde são guardados os carregadores elétricos, bem como ao terminal de ônibus Mangueirão, de onde, após realizar inspeção à infraestrutura, aos ônibus elétricos e aos equipamentos, como carregadores, a equipe de auditores do Tribunal realizou viagem, de ida e volta, em um dos ônibus, até São Brás.

 

Participaram da reunião o diretor-geral da Semob, José Roberto, e sua equipe técnica. Pelo TCM participaram os servidores Bruno Gomes, Christian Lago, Jeferson Pereira e Thiago Peixoto. Bruno Gomes, que coordena o trabalho de auditoria, esclareceu que o Tribunal está acompanhando, em tempo real, a execução do contrato e do termo de compromisso assinado entre a Semob e a empresa TEVX Motors Group. O trabalho objetiva garantir a correta implantação dos ônibus elétricos no sistema de transporte de Belém. 

 

Elementos diferenciados

 

Segundo ainda Bruno Gomes, o Tribunal está verificando nessa primeira fase como estão sendo realizados testes da trafegabilidade dos ônibus e das rotas definidas. “Conseguimos avaliar se as rotas oferecidas vão atender as necessidades dos usuários, até porque os ônibus têm especificidades como piso baixo. Verificamos também a questão da temperatura do ar condicionado e da internet”, disse.  

 

Preliminarmente, a avaliação dos auditores do TCM foi satisfatória. Os veículos são equipados com ar-condicionado, wi-fi, carregadores de celular disponíveis aos passageiros e vidros com tratamento UV, influenciando na temperatura interna.  

 

O piso baixo, sem degrau, permite a acessibilidade das pessoas com dificuldade de locomoção, idosos, crianças e pessoas com deficiências no embarque e desembarque. 

 

Papo Reto

 

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·  Insuficiente, no entanto, para fazer frente à gastança insana e desenfreada do governo com a compra de apoio político nas câmaras legislativas e "Janjapaloosas" da vida, já que as contas públicas registram déficit de R$ 102 bilhões.

 

· A Austrália discute lei que proíbe o uso de redes sociais para menores de 16 anos, incluindo até multas milionárias para empresas que descumprirem o acordo.

 

· Não à toa, a Suécia, detentora de uma das melhores educações formais do mundo, já promove a diminuição da exposição de seus alunos às telas e o retorno da garotada aos bons e velhos livros escolares.

 

· Ano passado, o governo sueco até liberou 60 milhões de euros em ações para acelerar o regresso dos livros escolares às escolas.

 

· A cada dez mortes no Brasil, pelo menos uma pode ser atribuída ao consumo de produtos alimentícios ultraprocessados, diz estudo nacional inédito divulgado ontem pela Fiocruz.

 

· O consumo de refrigerante, macarrão instantâneo e bolacha recheada, por exemplo, provoca 57 mil mortes por ano no Brasil, equivalente a 10,5% de todos os óbitos registrados em 2019.


·  Não é nada, não é nada, significa seis mortes por hora.

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