Belém (PA) - Depois de quatro anos tentando, o Canaã finalmente conseguiu o acesso para disputar a primeira divisão do Campeonato Paraense de Futebol, que tem início agendado para o dia 13 de janeiro do ano que vem. A vaga foi conquistada na tarde deste sábado, quando o Falcão bateu o Parauapebas, em pleno estádio Rosenão, por 2 a 1, de virada. Na primeira partida das semifinais as duas equipes haviam empatado por 0 a 0.
As duas equipes protagonizaram um jogo frio e sem grandes emoções no primeiro tempo. Mas na etapa final a coisa mudou. O Parauapebas abriu o placar logo no início da etapa final com Ronald. O Canaã, dono das poucas oportunidades no primeiro tempo, retomou a postura em campo e empatou minutos depois, com Tiko, e chegou à virada com Marudá, nos minutos finais da partida.
O resultado foi bastante comemorado pelo Canaã, que depois de disputar quatro edições da Segunda Divisão do Campeonato Paraense, irá disputar, pela primeira vez, a fase principal do torneio. Antes, no entanto, o Falcão irá lutar pelo título estadual da B1. O adversário será o Santa Rosa, de Icoaraci, que também garantiu acesso à Elite do Parazão ao eliminar o Santos, do Moju.
Com a conquista, o Canaã irá se juntar a Remo, Paysandu, Águia, Cametá, Castanhal, Caeté, São Francisco, Tuna Luso, Bragantino, Tapajós e Santa Rosa. As datas dos jogos de ida e volta do Paraense B1, assim como os locais das partidas, serão divulgados pela Federação Paraense de Futebol (FPF) nos próximos dias.
(Foto: Redes Sociais Canaã/Reprodução)