Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012

  • 219 Visualizações
  • 20/06/2025, 07:11
Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

São Paulo, 19 (AE) - O Botafogo teve muita disciplina e entrega nesta quinta-feira para conquistar uma emblemática vitória por 1 a 0 sobre o impetuoso Paris Saint-Germain, campeão da Liga dos Campeões com goleada por 5 a 0 sobre a Inter de Milão e que vinha um 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid no Mundial de Clubes. Igor Jesus foi o responsável pela alegria alvinegra no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, Califórnia, onde foi disputada a partida do Grupo B do torneio da Fifa.

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012, quando o Corinthians foi campeão mundial ao vencer o Chelsea por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero. Além de quebrar o jejum continental, o grupo comandado pelo técnico Renato Paiva chega aos seis pontos e fica na liderança da chave, pois já havia vencido o Seattle Sounders na estreia.

A classificação ainda não está garantida, já que o PSG e o Atlético de Madrid, cada um com três pontos, também podem chegar aos seis na rodada final, mas está próxima. O time madrilenho é próximo adversário dos botafoguenses, em duelo marcado para as 16 horas (horário de Brasília) de segunda-feira.

Foi laborioso para o Botafogo lidar com o poderio ofensivo do PSG, especialmente pelo lado direito da defesa, por onde o lateral Vitinho perdia aos montes os duelos travados com o georgiano Kvaratskhelia, soberano em suas investidas fulminantes Uma bela finalização, defendida por, John, no primeiro minuto de jogo, foi o presságio do tanto de trabalho que o atacante do time parisiense daria aos botafoguenses.

O time comandado por Renato Paiva se ajustou depois dos primeiros 15 minutos e passou a sofrer menos. Marcar Kvaratskhelia continuou sendo um problema, mas os demais setores estavam bem protegidos pela equipe carioca, bastante intensa e disciplinada taticamente. Teve sucesso em fechar os espaços, não à toa John trabalhava pouco.

O maior desafio que se apresentava ao Botafogo era manter a mesma pujança para continuar neutralizando os adversários. Essa não era, porém, a única preocupação. A equipe esperava a chance de um contragolpe e, quando a teve, inaugurou o placar com Igor Jesus, após bola enfiada por Savarino.

Mais confiante depois de ter ido ao intervalo em vantagem, o Botafogo se sentiu mais à vontade para arriscar mais na volta para o segundo e passou a explorar mais o campo de ataque, inclusive levando sustos à defesa parisiense. Apesar disso, não chegou a dominar as ações ofensivas e continuou tendo de fazer muito esforço para se proteger, entre eventuais chegadas perigosas do PSG.

Luis Enrique não estava satisfeito com o desempenho do time de Paris e mandou a campo Fabián Ruiz e João Neves, dupla geralmente titular que começou no banco, nos lugares de Hernández e Saire-Emery. Foi uma substituição quadrupla, também com as entradas de Nuno Mendes e Barcola nas vagas de Mayulu e Gonçalo Ramos.

As substituições não surtiram o efeito esperado. Os minutos finais mostraram um PSG muito presente no campo de ataque, mas sem tanta organização. Chutes de fora da área foram a principal alternativa para buscar o empate, que não veio.

FICHA TÉCNICA

PSG 0 X 1 BOTAFOGO

PSG - Donnarumma; Hakimi, Pacho, Lucas Beraldo e Lucas Hernández (Fabían Ruiz); Zaire-Emery (João Neves), Mayulu (Nuno Mendes) e Vitinha; Kvaratskhelia, Gonçalo Ramos (Barcola) e Doué (Lee Kang-In). Técnico: Luis Henrique.

BOTAFOGO - John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Allan (Newton), Gregore, Marlon Freitas e Savarino (Santiago Rodríguez); Artur (Montoro) e Igor Jesus. Técnico Renato Paiva.

GOL - Igor Jesus, aos 34 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Drew Fischer (CAN).

CARTÕES AMARELOS - Gregore e Cuiabano.

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Rose Bowl Stadium, em Pasadena (EUA).


Fonte: Estadão conteúdo 

Foto: Reprodução

Mais matérias Esportes

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.