Bienal das Amazônias inicia programação na Ufpa nesta quarta

Oficinas, debates e performances fazem parte da programação que se estenderá até o início de agosto no Museu de Artes da Universidade

04/07/2023 22:28
Bienal das Amazônias inicia programação na Ufpa nesta quarta

Iniciam nesta quarta, 5, no Museu de Artes da Universidade Federal do Pará (Ufpa), a Bienal das Amazônias, evento promovido pelo coletivo Themonias. As primeiras oficinas serão de maquiagem com pigmentos naturais e de arte Drag.  As atividades fazem parte da III Convenção das Themonias e da Bienal das Amazônias, que tiveram a abertura realizada nos dias 29 e 30 de junho.


Responsável pela programação, o movimento Themonias comandará espaços abertos para a participação de públicos diversos, inclusive de crianças. Cada oficina, debate e performance foi pensada para refletir temáticas que cercam as Amazônias. A sustentabilidade, por exemplo, será abordada na oficina de maquiagem ministrada pela pesquisadora, maquiadora artística e estudante da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Celeste Volúpia.


Movimento Themonias conta com pelo menos 150 integrante (Fotos: Wan Aleixo)

O objetivo é ensinar os participantes a produzirem e utilizarem maquiagens a partir de produtos naturais da Amazônia. O uso desses materiais é um dos recursos que diferenciam as Themônias, artistes que formam um movimento com pelo menos 150 pessoas protagonistas de debates nacionais e internacionais sobre a quebra de estereótipos nas artes ao mostrar o que é feito nos espaços periféricos das Amazônias.


As próprias Themonias são objeto de reflexão na oficina “Um Corpo político de Intervenção”, que será ministrada por Lafalleg Condessa, integrante do coletivo Noite Suja, graduada em Direito, performer, figurinista e maquiadora. O espaço será de criação e experimentação da arte drag. 


Conforme os organizadores, a oficina utilizará elementos lúdicos e satíricos associados à figura Drag para “construir um lugar privilegiado de combate ao preconceito e discriminação contra pessoas LGBTQIAPN+”. Misturando prática e reflexão, a atividade proporá um diálogo sobre o percurso histórico do movimento em nível global, no Brasil e na cena drag Amazônica, especialmente em Belém.



PROGRAMAÇÃO


Dias 5 e 6 de julho 

9h às 12h - Maquiagem Feita com Pigmentos Naturais

15h às 18h - Um Corpo Político de Intervenção 


Dias 12 e 13 de julho 

9h às 12h - Vivências Circenses (para público infantil) 

15h às 18h - Stilleto


Dias 19 e 20 de julho 

09h às 12h - Tranças (para público infantil) 

15h às 18h - Expressão Corporal. 


Dias 26 e 27 de julho 

09h às 12h - Customização 

15h às 18h Corpo Themônia

 

Dias 2 e 3 de agosto 

9h às 12h - oficina sobre produção


Dias 9 e 10 de agosto 

09h às 12h Cabeças 

15h às 18h Costura criativa 

Mais matérias Cultura