Cármen Lúcia suspende ações do TJ do Pará e puxa para STF caso do prefeito de Ananindeua

Auditoria aponta fraudes na prestação de serviços médicos por hospitais credenciados junto ao Iasep

Prática inclui ‘venda de curativos por cirurgias’, uso indiscriminado de equipamento e cobrança de serviços não realizados.

  • 2605 Visualizações
  • 13/09/2023, 12:00
Auditoria aponta fraudes na prestação de serviços médicos por hospitais credenciados junto ao Iasep
A


mudança de gestão do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado - saiu o advogado Bernardo Almeida para entrar a servidora do Estado Josynelia Raiol - deu início a um minucioso levantamento dos processos de pagamentos envolvendo clínicas e hospitais credenciados, entre os quais foram identificados aqueles que “vendiam curativos por cirurgia”, segundo fontes do Instituto.


Instituto decidiu aplicar glosas como instrumento corretivo contra irregularidades praticadas por hospitais e clínicas credenciados que têm afetado seriamente o atendimento médico dos servidores do Estado/Fotos: Divulgação.

 Tecnologia da fraude

 

O que mais chamou atenção, porém, foi o uso indiscriminado de um equipamento específico: o “equipo”, assim chamado (imagem), é um dos recursos técnicos mais utilizados por clínicas e hospitais para aplicação de soros e remédios e os processos auditados apontam que o quantitativo de pacientes informados pela rede credenciada é irreal. 

 

Motivo das glosas

 

Esse “achado”, por assim dizer, é o que tem ocasionado as chamadas glosas nos pagamentos dos prestadores credenciados. Trocando em miúdos, significa que hospitais e clínicas vinham cobrando por atendimento e uso de dispositivos que não aconteceram de fato, isto é, receberam sem prestar o serviço, provocando o rombo no Instituto.

 

Uso de biometria

 

Diante desses fatos, a presidente do Instituto, Josynelia Raiol, determinou a implantação de reconhecimento e validação dos segurados através de biometria que será disponibilizada em toda rede credenciada do Estado, possibilitando identificar o paciente no momento da consulta e do atendimento médico e hospitalar. A ideia é eliminar fraudes, recuperar a saúde financeira e garantir o atendimento ao servidor público.

 

Papo Reto

 

Da série "quem não chora não mama": face às pressões de bastidores dos governos estaduais e a greve das prefeituras, a União decidiu antecipar R$ 10 bilhões para compensar perdas de ICMS já este ano.

 

Governo quer agilidade na licença para perfuração na foz do Amazonas.

 

Aliás, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (foto), pediu ontem “maior sensibilidade da direção do Ibama nessa questão da margem equatorial”.

 

A Associação Nacional dos Procuradores da República recorreu da decisão do ministro Dias Toffoli que anulou a leniência no caso da Odebrecht, além de punir ex-procuradores da Lava Jato.

 

A ministra Rosa Weber, por sua vez, liberou para julgamento em plenário a ação sobre a descriminalização do aborto. Barulho feio vem por aí.

 

O STF aprovou empréstimos consignados a beneficiários de programas sociais, justificando que a suposta "posição de vulnerabilidade do público-alvo" não implica na sua "capacidade de iniciativa e planejamento próprio".

 

Para evitar golpes, cartórios têm serviço gratuito de notificação de dívidas, o serviço “Avise-me”, que notifica empresas e cidadãos sempre que uma dívida é lançada no CPF ou CNPJ da pessoa ou do empreendimento.

 

Inflação oficial sobe para 0,23% em agosto, diz o IBGE, e já acumula 3,23% no ano.

 

Acredite, um terço da população mundial continua sem acesso à Internet, segundo a ONU.

 

A Inteligência Artificial faz maior sucesso ao gerar pôsteres de filmes inéditos com base em descrições.

 

A propósito, a Microsoft anunciou que vai defender usuários de IA acusados de violar direitos autorais. A empresa vai proteger consumidores acusados de violar direitos autorais por uso do Copilot, seu recurso de inteligência artificial.

 

Microsoft prometeu "assumir a responsabilidade" de riscos legais envolvidos nas respostas da ferramenta.

 

Presidente da Câmara dos EUA pede para que seja aberto inquérito de impeachment contra Joe Biden, acusando-o de "lucrar irregularmente" enquanto serviu como vice-presidente, de 2009 a 2017.

Mais matérias OLAVO DUTRA

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.