Arte

Amazônia Mapping em Realidade Virtual convida à imersão em metaverso amazônico

Mostra fica aberta ao público até o dia 24 de outubro

17/10/2023 09:03
Amazônia Mapping em Realidade Virtual convida à imersão em metaverso amazônico

Reforçando a presença da Amazônia nos mais diversos cenários, o “Amazônia Mapping em Realidade Virtual” inaugura a segunda leva de mostras audiovisuais na Casa das Artes. O evento propõe uma experiência imersiva no metaverso com obras de artistas locais. O público está convidado a assistir filmes em realidade virtual, de forma gratuita, de 17 a 24 de outubro, das 9h às 17h.


Apresentado como um desdobramento do Festival Amazônia Mapping, a mostra  faz parte do ciclo de resultados do edital Mergulho FCP 2023 e exibirá 12 obras. Estas poderão ser assistidas utilizando óculos de realidade virtual, interagindo com produções, performances artísticas, encontros entre música e imagem, e videomapping. 


A realidade virtual é uma tecnologia que permite ao usuário experimentar um ambiente simulado por meio de um headset (óculos de realidade virtual) que substitui a visão e a audição por imagens e sons gerados por computador. Isso cria uma sensação de imersão no ambiente virtual e permite a interação com ele de maneira mais natural e intuitiva.

 

A iniciativa oportuniza uma vivência inovadora para os espectadores, além de promover a arte, tecnologia e a cultura amazônida de forma inclusiva. A curadora da mostra, Aíla, comenta sobre a a modalidade.


“A experiência VR não é uma mostra de cinema convencional, é uma mostra imersiva no metaverso. Você vive e assiste todos os conteúdos em 360º. É muito interessante e mágica a sensação: é como se você estivesse no show, presente de maneira ao vivo, com o artista bem pertinho, podendo ver os mínimos detalhes”, diz Aíla.




Audiovisual - Coordenadora de Audiovisual e Artes Visuais da FCP na Casa das Artes, Melissa Barbery fala um pouco sobre a mostra. “O Amazônia Mapping VR nos traz muitas coisas interessantes. Primeiro, a realidade virtual é uma tecnologia que permite ao usuário experimentar um ambiente simulado por meio de um óculos de realidade aumentada. A mostra convida o público a mergulhar numa Amazônia futurista. É uma experiência de imersão”, explicou.


“Além da mostra, também haverá uma oficina de iniciação em vídeomapping para estudantes de escola pública. A mostra ficará aberta até o dia 24, aqui na Casa das Artes, ao lado da Basílica. Estamos ansiosos aguardando todos que quiserem prestigiar esse belíssimo trabalho”, convidou Melissa.


Fonte e fotos: FCP Núcleo de comunicação

Mais matérias Cultura