Belém, PA - O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH), Bruno Renato Nascimento Teixeira, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, recebeu, nesta terça-feira, 25, o Título Honorífico de Cidadão do Pará. A outorgas foi concedida pela Assembleia Legislativa do Pará, Alepa, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira.
O deputado Bordalo, autor do Projeto de Decreto Legislativo n°58/2024, que concede a honraria, exaltou os relevantes serviços prestados pelo secretário nos últimos anos ao Estado do Pará. O título foi entregue pelos deputados Carlos Bordalo e Dirceu Ten Caten, ambos do PT, ''Dirceu e eu entregamos com muito orgulho esse título honorífico ao nosso secretário Bruno. O ato de hoje apenas registra formalmente o seu pertencimento ao nosso Estado, mas sabemos que você já é um cidadão paraense, com a entrega desse título concedido pelo Poder Legislativo do Estado'', afirmou o parlamentar.
No Pará, Bruno Teixeira esteve à frente de diversas iniciativas em prol da promoção e defesa dos direitos humanos. Como membro da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, contribuiu para a mediação de conflitos agrários em diversas regiões, como Marabá, Redenção, Carajás e a região do Rio Xingu, na Transamazônica.
Entre os anos 2011 e 2015, durante sua gestão como Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, coordenou ações para monitorar violações dessas garantias na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira.
Foto: Celso Lobo/AID Alepa